Prefeito Colbert Martins Filho participa de evento promovido pelos representantes do setor do comércio de Feira de Santana e destaca perspectiva de crescimento do consumo

Colbert Martins da Silva Filho, prefeito de Feira de Santana.
Colbert Martins da Silva Filho, prefeito de Feira de Santana.

“O varejo hoje consegue voltar a crescer de maneira mais saudável e sustentável do que vinha crescendo até o advento da crise”. Essa foi a análise positiva da retomada da economia compartilhada pelo consultor e especialista em varejo, Alberto Serrentino, durante a palestra “Varejo e transformação | Insights da NRF 2019” que aconteceu nesta terça-feira (19/02/2019), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana. Ele compartilhou com o público as tendências do varejo apresentadas durante o maior evento do setor do mundo que aconteceu em janeiro deste ano, em Nova York.

“Eu costumo dizer que empresa boa não quebrou na crise. As empresas que eventualmente sofreram na crise já entraram frágeis e quando veio o tranco não aguentaram. Empresas sólidas, bem administradas, passaram pela crise com algum sacrifício, mas estão aí prontas para voltarem a crescer”, salientou.

Serrentino falou da importância das empresas incorporarem o hábito da mudança. “Estamos em um mundo em constante mudança. E é muito melhor que a empresa se desafie a mudar e questione seu formato de negócio do que esperar que alguém faça isso e precise mudar, na dor, por pressão. As empresas precisam se preparar para a mudança mesmo que não seja ameaçada imediatamente”, pontuou.

Segundo ele, isso implica, principalmente, na forma como as empresas lidam com a tecnologia. “Quem achar que fazer a transformação digital é vender por internet ou ter mais tecnologia no seu negócio, não é isso. Transformação digital no varejo é mudar a cultura da empresa e a forma que as pessoas na sua empresa usam a tecnologia para mudar a relação com o seu cliente. É pelas pessoas que acontece a transformação”.

Alberto Serrentino que é autor do livro “Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas”,  ressaltou ainda que hoje a tecnologia não é mais uma exclusividade de grandes empresas e a importância dela para o varejo. “Isso gera muita competitividade para os pequenos negócios. Tecnologia não se compra, aluga. Se você é grande usa muito, se é pequeno usa pouco, mas todos podem usar. Só é preciso buscar as melhores ferramentas para seu negócio”.

O evento foi realizado em parceria com a Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas da Bahia, Associação Comercial, Sindicato do Comércio, Sebrae, ALB (Associação de Lojistas do Boulevard Shopping) e Boulevard Shopping. Participaram da palestra empresários, representantes de entidades, além do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141153 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.