Deputado Nelson Leal diz que VLT do Subúrbio vai revolucionar sistema de mobilidade urbana de Salvador; Presidente do Legislativo acompanha governador Rui Costa na assinatura do contrato

Deputado Nelson Leal e Governado Rui Costa participam da assinatura do contrato do VLT de Salvador.

Deputado Nelson Leal e Governado Rui Costa participam da assinatura do contrato do VLT de Salvador.

Acompanhando o governador Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, participou hoje (13/02/2019), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo, da assinatura do contrato, no valor de R$ 1,5 bilhão, para implantação do Sistema de Veículo Leve de Transporte (VLT) entre o Comércio, em Salvador, e a Ilha de São João, em Simões Filho, cuja obra começa em 180 dias. “Não tenho dúvida em afirmar: com este VLT, o governador Rui Costa vai estabelecer uma verdadeira revolução na mobilidade urbana de Salvador. O Metrô já é um dos maiores do país em extensão, com 33km, e o novo modal do Subúrbio vai garantir mais conforto para cerca de 600 mil pessoas”, exaltou o chefe do Legislativo baiano.

Engenheiro Civil, Leal também gostou das palavras do governador acerca da revitalização da Orla do Subúrbio Ferroviário. “A implantação do VLT irá descortinar a orla da Baía de Todos os Santos naquele pedaço lindíssimo de Salvador, justamente ainda preservado por causa da linha do trem. Será um grande parque de lazer e que poderá contribuir para revitalizar um lugar muito bonito, mas hoje degradado. Os portugueses construíram a cidade em torno da Baía, mas nós, os ‘inteligentes’, preferimos a Orla Atlântica, com toda a sua salinidade e maresia”, disse o presidente da ALBA.

Nelson Leal destacou também a capacidade do Governo do Estado em lançar grandes obras como a do VLT, ao mesmo tempo em que mantém em dia os compromissos financeiros e os salários dos servidores. “Na semana passada, secretários de Fazenda de Minas, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Pará, Alagoas e Mato Grosso do Sul apelaram ao presidente do STF para cortar pessoal e encargos, enquanto o governador Rui Costa não para de trabalhar, lança grandes obras e constrói a Bahia do futuro, incluindo uma parceria promissora com a China”, elogiou.

Monotrilho

O VLT será um modal metropolitano, do tipo monotrilho elevado, que substituirá o atual sistema de trens que faz a linha Estação da Calçada-Paripe, ampliada até a Ilha de São João, em Simões Filho, beneficiando cerca de 600 mil moradores da região. Serão 20km de extensão, 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários/dia. Ele será do tipo, movido à propulsão elétrica, não poluente, e integrado ao sistema de Metrô de Salvador – através de uma ligação pela San Martin ou pela Via Expressa. O consórcio vencedor que irá tocar a obra, por meio da modalidade de Parceria Público-Privada, será a Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen, da China.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).