ABI Nacional emite ‘Nota de Pesar’ em memória do jornalista Ricardo Boechat

ABI Nacional presta homenagem póstuma ao jornalista Ricardo Boechat.

ABI Nacional presta homenagem póstuma ao jornalista Ricardo Boechat.

Em ‘Nota de Pesar’ encaminhada nesta segunda-feira (11/02/2019) ao Jornal Grande Bahia (JGB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional) lamentou profundamente a trágica morte do jornalista Ricardo Boechat e registrou o brilhante jornalismo desenvolvido pelo profissional de imprensa, ao longo da trajetória de vida.

Ricardo Boechat, de 66 anos, morreu na queda de um helicóptero nesta segunda-feira (11/02/2019), em São Paulo. Ele regressava de um evento Campinas, a cerca de 100 km da capital paulista, quando a aeronave em que estava caiu no Rodoanel, na Grande São Paulo.

Nota de Pesar da ABI

Associação Brasileira de Imprensa expressa profunda consternação com a morte do jornalista Ricardo Boechat, apresentador da BAND NEWS, solidariza-se com sua família e todos aqueles que tiveram um dia o privilégio de usufruir da sua convivência e do seu extraordinário talento.

Ricardo Boechat foi um jornalista brilhante, apaixonado pelo ofício, que jamais deixou de participar das discussões do seu tempo. Um dos seus traços marcantes era o rigor que cultivava em relação a apuração do noticiário que devia reproduzir os fatos com extrema precisão.

Com a morte trágica de Boechat morre também parte de uma geração da qual foi um dos profissionais mais exuberantes. Uma geração de jornalistas que perseguia a notícia com determinação jesuítica e que considerava a verdade um Ato de Fé.

O seu refinamento intelectual, o zelo com o cuidado das fontes e a firmeza das posições que assumia acabou transformando o ‘Jornal da Band’ em um dos veículos mais respeitados do País.

O seu exemplo como profissional, suas reflexões, as broncas ao vivo, e aquele sorriso inconfundível continuarão muito vivos entre nós.

A ABI decreta luto de três dias pela morte desse extraordinário companheiro que exerceu sempre o jornalismo com entusiasmo, alegria, competência e muita paixão.

Domingos Meirelles, presidente da ABI

Rio de Janeiro, 11 de fevereiro de 2019.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).