SMT de Feira de Santana apresenta novo binário e importantes intervenções no trânsito

SMT apresenta novo binário e importantes intervenções no trânsito de Feira de Santana.

SMT apresenta novo binário e importantes intervenções no trânsito de Feira de Santana.

Um novo binário visando melhorar o fluxo de veículos na região central da cidade e outras intervenções que devem acontecer até fevereiro foram apresentadas a imprensa, na manhã desta terça-feira (23/01/2019), pelo superintendente municipal de Trânsito de Feira de Santana, Maurício Carvalho. O encontro aconteceu na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF).

A primeira intervenção será tornar a Rua Equador no Bairro Kalilândia mão única, sentido à Getúlio Vargas, com o intuito de diminuir os constantes conflitos e alto índice de acidentes ocorridos entre as ruas Estados Unidos e a Equador. No cruzamento da rua Estados Unidos haverá uma coluna com semáforo intermitente (sinal amarelo) alertando para a preferência que será de quem está na Rua Equador. A ação dará uma nova opção ao condutor para se dirigir para a Getúlio Vargas vindo do Bairro Kalilândia. Serão implantadas 16 placas, sinalização horizontal com marcação de área de conflito, além da fiscalização e orientação intensiva na região.

Pavimentação com recursos da SMT

Outra intervenção que já se encontra em andamento contempla a rua Aloísio Resende, que também passará a ser mão única sentido ao Bairro Queimadinha, se tornando um binário com a rua Barão do Cotegipe, que tem fluxo sentido único para a Getúlio Vargas. Para a execução desta intervenção será realizada a pavimentação asfáltica a partir de recursos próprios da SMT – pela primeira vez o órgão faz esse tipo de investimento.

“Fizemos uma consulta ao Departamento Nacional de Trânsito [DENATRAN] no ano passado, para apurar se seria legalmente possível fazermos uso de recursos oriundos da notificações para promover a melhoria da pavimentação de ruas da cidade visando atender a projetos de ordenamento do trânsito. A resposta foi positiva e a Prefeitura promoveu uma licitação pública para atender a esta ação que objetiva melhorar o fluxo e a segurança no trânsito. Este material licitado não poderá sob nenhuma hipótese ser utilizado para outra destinação. Tem o único objetivo de atender às demandas referentes ao trânsito. As ações ordinárias de melhorias das vias, como por exemplo, a operação tapa buracos, continuarão sendo realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano”, explica Mauricio Carvalho.

Está sendo investido o valor de R$ 636.582,00 somente nesta intervenção, que com a pavimentação e a criação do sentido único, permitirá a criação de 138 vagas de estacionamento na Aloísio Rezende. Com um total de 188 vagas na região, levando em consideração a rua coronel Álvaro Simões. A sinalização vertical vai contar com 48 placas, além da realocação do semáforo da Aloísio Rezende com a Germiniano Costa para o final da Rua Castro Alves, e da alteração de semáforo para dois tempos no cruzamento da Carlos Valadares com a Aloisio Rezende.

A terceira intervenção prevista para acontecer em meados de Fevereiro será o fechamento do retorno da Getúlio Vargas próximo da padaria Progresso, e a retirada do terceiro tempo do semáforo que liga as ruas São João Batista na Santa Mônica com a rua Teu Teu no Parque Getúlio Vargas, não permitindo mais a conversão à esquerda para quem quiser retomar o sentido centro da cidade na Avenida Getúlio Vargas, necessitando retornar no contorno do viaduto, ou fazer o retorno na quadra. Esta ação vai permitir sincronizar este semáforo com os cruzamentos da Avenida Santo Antônio e do cruzamento da Rua Frei Aureliano com a Getúlio Vargas.

Será aplicado sentido único na Rua Tuparis (sentido ao bairro) e Rua Saracura (sentido centro), além da sinalização vertical com 36 placas e semi pórtico com indicativos de proibição de estacionamento e retorno na quadra. Haverá a proibição de estacionamento e a sinalização horizontal com demarcação de área de conflito, divisão de fluxos, setas direcionais e faixas de pedestres.

Para o Superintendente Maurício Carvalho, a iniciativa pioneira mostra que é possível investir de forma mais ampla o recurso obtido através das multas, no ordenamento do trânsito. “À medida em que surgirem novos projetos similares a este, novas licitações vão acontecer. Estamos trabalhando com planejamento e sempre visando o crescimento da cidade, atendendo às demandas do trânsito, mas principalmente trazendo mais qualidade de vida para a população e segurança. Agradeço ao Prefeito Colbert Martins Filho por ser receptivo em assimilar esta novidade e nos dar todo o apoio necessário para implementarmos as nossas ações e à toda a nossa equipe comprometida com as nossas atividades”, conclui.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]