Salvador: Pelourinho Dia e Noite recebe shows do Arte no Pascoal

Juliana Ribeiro e Fernando Marinho apresentam o espetáculo 'Na Batucada da Vida'.

Juliana Ribeiro e Fernando Marinho apresentam o espetáculo ‘Na Batucada da Vida’.

A Cruz do Paschoal, na Rua Direita do Santo Antônio, será o palco dos shows do “Arte no Paschoal”, ação promovida pelo Pelourinho Dia e Noite nas sextas-feiras 11, 18 e 25 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019, das 20 às 22 horas, em Salvador. Em cena, o puro talento baiano: Juliana Ribeiro e Fernando Marinho com o espetáculo “Na Batucada da Vida”, Will Carvalho interpretando os grandes sucessos de Elis Regina, Pedro de Rosa Moraes cantando Cartola e Paulinho Boca, que canta a história da música na Bahia. E tudo no tom intimista que o Santo Antônio Além do Carmo pede.

Outra grande novidade é que dentro da ação Arte no Paschoal vai acontecer o Movimento Som do Bairro, que promoverá a apresentação de grupos musicais oriundos do Santo Antônio Além do Carmo. Antes dos shows principais, dois grupos por noite se apresentarão mostrando porque o bairro é um dos mais artísticos da capital. Para participar do Movimento Som do Bairro basta entrar no site- pelourinhodiaenoite.com.br – e obter todas as informações. Mas é imprescindível que esses grupos possuam alguma sintonia artística com o show principal da noite. Por isso, serão selecionados através de uma curadoria as propostas que mais se aproximarem da MPB, chorinho, jazz, bossa nova…

‘Na Batucada da Vida’

Com Juliana Ribeiro e Fernando Marinho, um espetáculo com um formato inusitado onde teatro, música e performance são encenados através de piano, voz e percussão. Após três anos sendo apresentado em teatros, no próximo dia 11/1, às 20h, “Na Batucada da Vida” abre o ano de 2019 ao ar livre na Praça da Cruz do Pascoal. A proposta de “Na Batucada da Vida” é fazer releituras contemporâneas das canções de Ary Barroso. “Nossa ideia é reinterpretar a obra de Ary com base nas nossas vivências, no que a cidade nos oferece. Os arranjos trazem o samba urbano, a salsa e até a sofrência numa interpretação em arrocha”, revela Juliana Ribeiro.

Assim, o público poderá apreciar um arranjo inusitado para ‘Rancho Fundo’ (1931) parceria com Lamartine Babo, o bolero ‘Risque’ (1952), o teatro de revista ‘Boneca de Pixe’ (1938), além das antológicas ‘Aquarela do Brasil’ (1939) e ‘Sandália de Prata’ (1941), que criaram o sub-gênero samba-exaltação, internacionalizando o nome do Brasil através da canção. &E acute; a primeira vez que Juliana Ribeiro assume uma interpretação no formato voz, piano e percussão, esta última executada por ela mesma.  “Montar um espetáculo piano e voz traz à tona a relação de Ary Barroso com este instrumento desde a sua tenra infância. Por mais que tocasse flauta, violão e percussão, suas composições nasceram da sua relação com o piano”, relembra Juliana.

Uma cuidadosa pesquisa cria um pano de fundo histórico para o show, com dados pitorescos da vida do Ary Barroso, como seu trabalho de locutor esportivo e apresentador polêmico de programas de calouros, são trazidos ao palco em forma de esquete teatral, reservando boas risadas para a plateia. Assim como a chegada de Ary a Salvador em 2 e dezembro de 1940. O evento foi tão impactante para a comunidade local que acabou virando Projeto de Lei e inspirando a criação do D ia Nacional do Samba, comemorado até hoje em todo o Brasil.

O projeto Pelourinho Dia e Noite é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.

Agenda

O que:  Show Na Batucada da Vida- Uma Homenagem a Ary Barroso

Quando: 11 de janeiro, às 20 horas

Onde: Praça Cruz do Pascoal

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]