Rússia entra na lista dos 5 países com maiores reservas de ouro

Barras de ouro.

Governo Russo amplia reserva em ouro.

A Rússia entrou na lista dos 5 dos países com as maiores reservas de ouro do mundo ao adquirir 8,8 toneladas em 2018.

As reservas de ouro russas aumentaram 14,9%, e atingiram a marca de 2.112 toneladas, com base em dados publicados pelo Banco Central da Rússia.

Segundo a Reuters, essa conquista permitiu à Rússia derrubar a China do quinto lugar na lista de países com as maiores reservas de ouro. Em dezembro de 2018, as reservas do país asiático chegaram a 1689 toneladas.Atualmente a Rússia está atrás dos EUA, Alemanha, França e Itália na lista.

Uma fonte da indústria do ouro russa, que preferiu permanecer anônima, disse à Reuters que as sanções do Ocidente levaram o Banco Central russo a aumentar suas reservas de ouro.

Segundo o interlocutor da agência, o ouro é o ativo mais seguro porque não pode ser congelado ou na lista negra. Além disso, a Rússia pretende “diversificar” os ativos em moeda norte-americana.

Anteriormente, o banco central da Rússia informou que reduziu significativamente seus ativos em dólares entre junho de 2017 e o mesmo mês de 2018.

*Com informações da Sputnik.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]