Reggae, samba, axé e blocos afro movimentam a semana no Pelourinho, em Salvador

Cantor Edson Gomes apresenta show no Largo Quincas Berro d’Água.

Cantor Edson Gomes apresenta show no Largo Quincas Berro d’Água.

A agenda da semana no Pelourinho, em Salvador segue com uma diversidade de shows e ensaios de verão, trazendo blocos afro como Cortejo Afro, Olodum e Muzenza, e nomes consagrados como Edson Gomes, Nelson Rufino, Jau e Gerônimo. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

 A agenda da semana começa nesta sexta-feira (25/01/2019) com o evento ‘Sexta do 10’, sob comando da banda Samba Trator, e traz como convidados o cantor Jean Oliver, Pagode da Choca e CBX Samba Club. A festa começa às 20 horas, no Largo Pedro Archanjo.

Ainda em clima de samba, outro evento da noite é o show do grupo Viola de Doze, às 20h, no Largo Quincas Berro D’Água. O show conta com a participação da cantora Sarajane e show de abertura da Banda Catadinho do Samba. Também às 20 horas, no Largo Tereza Batista acontece o “Fest Negões – Festival de Arte e Cultura”, evento realizado pelo Bloco Afro Os Negões que realiza diversas atividades e shows.

A programação do sábado (26) começa pela manhã com o projeto “O Pelô que toca e dança”, que realiza mais uma edição dos ensaios da Banda Tambores do Pelô. O evento é aberto ao público das 9h às 12h, no Largo Tereza Batista. Outros dois eventos gratuitos garantem a animação da noite de sábado. O primeiro deles fica por conta do grupo Xinelo de Couro que leva o samba às 20h, no Largo Tereza Batista. Também às 20h no Largo Pedro Archanjo, tem o show “Batucada Brasilady” no comando da cantora Amanda Santiago, em clima de carnaval a artista convida ao público a comparecer ao show com mascaras da folia.

Ainda na noite do sábado, os amantes do reggae vão curtir o show de um dos principais nomes do gênero. Edson Gomes relembra grandes sucessos no Largo Quincas Berro d’Água, com a Banda Cão de Raça, às 20 horas.

No domingo (27) o bloco Olodum realiza mais uma edição dos ensaios de verão em preparação às comemorações de 40 anos do bloco no carnaval 2019, o evento é às 14 horas no Largo Tereza Batista. Já as 16 horas no Largo Pedro Archanjo o cantor e compositor Pierre Onassis comanda mais uma edição do “Samba Reggae na veia” com a participação de diversos artistas, o show de abertura é da Banda Cheguei Brasil.

Também às 16 horas, no Largo Quincas Berro D’Água, acontece o show “Nelson Rufino convida o Samba da Bahia”. Nesta edição o sambista convida ao palco artistas como Jau, Aloísio Menezes, Tonho Matéria, Bambeia e convidados.

O Cortejo Afro segue seu tradicional ensaio nesta segunda-feira (28). O bloco se apresenta às 20 horas no Largo Quincas Berro D’Água.

Na terça-feira (29) acontece o tradicional show “O pagador de promessa” sob comando de Gerônimo Santana & Banda Mont Serrat, nesta edição Gerônimo recebe no palco as participações de Peu Meurray, Ricardo Castro e o Cortejo Afro. O show é no Largo Pedro Archanjo. Também nesta terça quem volta à agenda da semana é o Olodum, que se apresenta às 20h, no Largo Tereza Batista.

Já no Largo Quincas Berro D’Água, às 20 horas acontece o evento “Viva o Samba Duro da Bahia” que reúne os shows de Nonato Sanskey e o Sambão Mucum’g, Grupo Nosso Rítimo e a Banda RV que faz a abertura do evento, além da participação do Samba Trator, Samba Negro Lindo e outros convidados.

Na quarta-feira (30) tem Baile Afro do Bloco Muzenza do Reggae, que a cada edição divide o palco com diversos convidados. O show começa às 20 horas no Largo Tereza Batista. Já no Largo Pedro Archanjo acontece a 11º Encontro Mauanda, com ensaio do bloco Afro Bankoma, às 20 horas, evento aberto ao público.

Conferências, apresentações de trabalhos científicos, workshops acontecem na quinta-feira (31) com a terceira edição do Digitalia, congresso, festival e observatório internacional de música e cultura digital, que traz como tema “Da Tropicália à Digitalia: a Cultura no Brasildisruptivo”.  O evento conta com lançamento do novo disco da banda Versu2 intitulado “A trama dos Tambores”. O Digitalia é aberto ao público, às 20 horas no Largo Pedro Archanjo.

Também nesta quinta-feira (31) às 20h no Largo Quincas Berro D’Água o Bloco Afro Malê Debalê realiza a 40º edição da “Noite do Negro e Negra Malê”, no evento o bloco elege um rei e uma rainha para o carnaval 2019, o show da noite fica por conta da Banda Malê e das participações de Saulo e Daniela Mercury. No Largo Tereza Batista o cantor e compositor Jau realiza mais um ensaio de verão, nesta edição o artista convida Edson Gomes e a Banda Adão Negro, o show começa às 20 horas.

Confira a programação

 Segunda-feira (28/01)

Ensaio do Cortejo Afro, às 20 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Terça-feira (29/01)

Gerônimo Santana, às 20 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Terça do Olodum, às 20 horas

Onde: Largo Tereza Batista

Viva o Samba Duro da Bahia, às 20 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

 Quarta-feira (30/01)

Ensaio de Verão Bloco Afro Muzenza, às 20 horas

Onde: Largo Tereza Batista

Ensaio do Bloco Afro Bankoma, às 20 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quinta-feira (31/01)

Jau no Pelô, às 20 horas

Onde Largo Tereza Batista

Malê + 40 – Ensaio do Malê Debalê, às 20 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Festival DIGITÁLIA, às 20 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]