Rede estadual do estado da Bahia realiza matrícula para o ano letivo 2019

Matrícula na Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2019.
Matrícula na Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2019.
Matrícula na Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2019.
Matrícula na Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2019.

A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2019 foi iniciada nesta terça-feira (22) e prossegue até o dia 29 de janeiro, em todo o Estado. Este primeiro dia foi direcionado para a transferência de estudantes da rede com frequência regular em 2018. As aulas para o ano letivo 2019 começarão no dia 11 de fevereiro e seguem até 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.

O procedimento da matrícula é todo informatizado e pode ser feito de forma presencial, em qualquer unidade de ensino da rede estadual, ou pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), para os estudantes em Salvador e mais 59 cidades do interior (veja lista abaixo). Para fazer a matrícula, via internet, o estudante deverá utilizar o Código de Matrícula que ele recebeu na sua escola de origem ou se dirigir a qualquer escola estadual. O mesmo vale para o estudante cuja escola de origem não oferecerá a série subsequente.

A estudante Nicole Marinho, 15, que irá cursar o 1º ano no Colégio Estadual Rômulo Almeida, localizado no bairro do Imbuí, em Salvador, fez questão de acompanhar a sua mãe Jucélia Marinho, na escola. “Tenho referência de alguns amigos que estudam aqui e falam muito bem do ensino e da estrutura, por isso escolhi estudar aqui. Já estou ansiosa para participar dos projetos e atividades, a exemplo da gincana do colégio”, revelou. Já dona Margarida destacou a tranquilidade do processo e da satisfação de matricular a filha em uma escola perto de casa. “Por morarmos no bairro da Boca do Rio, a escola mais perto e com uma boa localização é esta. Estou muito satisfeita por conseguir matricular minha filha aqui”, afirmou.

Segundo o diretor da unidade escolar, Elísio Souza Santos, o ano letivo será de muitas novidades para os estudantes. “A novidade deste ano será uma maior participação e contribuição dos pais e estudantes na elaboração dos itinerários formativos do novo Ensino Médio. Além disso, continuaremos com os projetos de leitura, oficinas de redação, aulões para o ENEM, reforço da Matemática aos sábados para os estudantes do 1ª ano e demais projetos estruturantes”, destacou o gestor.

No Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o processo de matrícula também ocorreu de forma rápida e tranquila. Foi o que contou Célia Brito, que foi transferir o filho Felipe Brito Cerqueira, 17. “Moramos no bairro de Sussuarana e, para ficar mais perto de casa, resolvi matricular ele no Colégio Estadual Ruth Pacheco e foi muito tranquilo. Agora, só tenho que entregar os documentos na outra escola”, afirmou ao destacar o fato de a matrícula poder ser feita em qualquer escola, mesmo não sendo aquela em que o aluno irá estudar.

Dona Valdete Maria de Freitas disse que escolheu o Bolivar Santana por conta da comunidade e referência no ensino. “Meu filho estudava no Colégio Estadual Angelita Professora Angelita Moreno, no bairro do Imbuí, e ficava contramão para ele se deslocar, pois moramos no Novo Horizonte e ele pode ir até andando para a escola se quiser, porque é bem perto. Outra questão é que as minhas amigas têm filhos que estudam aqui e que falam muito bem do colégio”, comentou, com a matrícula concluída.

Cronograma de matrícula

Quarta (23/01) e na quinta (24) – Concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio da rede estadual e via internet para os alunos da capital baiana e de mais 59 municípios, conforme lista abaixo e disponível no Portal da Educação.

Sexta-feira (25/01) – Novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros Estados e que passarão a integrar a rede estadual. O processo será feito somente presencialmente, em qualquer escola estadual.

Segunda-feira (28/01) e a terça (29) – Alunos novos do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. A matrícula, neste caso, também só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Quinta-feira (31/01) – Confirmação de matrícula para os estudantes com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro. Os pais ou responsáveis deverão comparecer à unidade escolar indicada no cadastro no dia 31 (quinta-feira) para a entrega da documentação exigida para a consolidação do processo.

Matrícula pela Internet

Concluintes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental – Salvador

Concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental

Abaré

Acajutiba

Aiquara

Alagoinhas

Baixa Grande

Barreiras

Barro Preto

Barrocas

Bom Jesus da Lapa

Cairu

Camaçari

Camamu

Carinhanha

Chorrochó

Coribe

Dario Meira

Dias d’Ávila

Eunápolis

Feira de Santana

Firmino Alves

Gloria

Gongogi

Guaratinga

Ibiassucê

Iguaí

Ipirá

Itaberaba

Itororó

Jequié

Jitaúna

João Dourado

Lamarão

Lauro de Freitas

Luís Eduardo Magalhães

Macaúbas

Macururé

Madre de Deus

Maiquinique

Mata de São João

Matina

Nilo Peçanha

Nova Ibiá

Paulo Afonso

Pindobaçu

Pirai do Norte

Potiragua

Porto seguro

Riachão

Do Jacuípe

Riacho de Santana

Santa Cruz da Vitória

Santaluz

São Gabriel

Serra do Ramalho

Serrinha

Simões Filho

Tapiramutá

Vitória da Conquista

Xique-xique

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.