Publicação holandesa destaca Salvador com um dos cinco destinos mais desejados

Fachada de Santa Maria, localizado no Bairro da Barra, em Salvador.

Fachada de Santa Maria, localizado no Bairro da Barra, em Salvador.

Salvador está na lista de um dos cinco destinos turísticos mais desejados neste ano de 2019, de acordo com a edição de janeiro da revista Holland Herald, da companhia aérea holandesa KLM. O texto em inglês, de autoria do jornalista e fotógrafo Jurriaan Teulings, destaca que a capital baiana tem se superado após um período de “negligência” e “ausência de manutenção”, e está próxima de superar outra cidade com quem possui semelhante carisma e rivaliza em número de visitantes: o Rio de Janeiro.

Ao citar as características marcantes da cidade, como o colorido das ruas, a energia e a música – que possuem forte conexão entre a África e a tradição católica –, a matéria destaca que a primeira cidade da colonização portuguesa no Novo Mundo tem experimentado, a partir da gestão do “jovem e popular” prefeito ACM Neto, um renascimento cultural. O autor lembra que, apesar do período de profunda recessão no Brasil, o prefeito tem conservado a promessa de reposicionar Salvador como o maior destino cultural da América Latina. Como exemplo, aponta o empréstimo concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a recuperação da capital baiana.

O texto também cita os investimentos feitos pela administração municipal soteropolitana, como a requalificação dos 57km de orla, a exemplos das praias da Barra e Rio Vermelho. Também são destaque os novos museus implantados em homenagem a artistas renomados da terra, como o escultor Carybé, o fotógrafo Pierre Verger e o escritor Jorge Amado. O próximo museu, ainda em 2019, será o Museu da Música, na chamada Casa dos Azulejos Azuis, no Comércio. O equipamento, de acordo com o autor, deverá ajudar a atrair ainda mais visitantes à cidade, conhecida por músicos mundialmente famosos como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

O texto aborda ainda o Carnaval de Salvador, apelidado como o “maior do mundo” e que atrai milhões de pessoas todos os anos. A Casa do Carnaval é o espaço onde as pessoas podem aprender a história da festa, explorar os ritmos e se familiarizar com as performances dos superastros locais. Por fim, o autor afirma que, apesar de o carnval do Rio de Janeiro ser mais famoso, a celebração desorganizada de massa da capital baiana é “o que há de melhor” em herança cultural.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]