Governo Bolsonaro: Cientista político analisa futuro do PT e PSDB

Foto oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro, com ministros de Estado.

Foto oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro, com ministros de Estado.

Os dois partidos dominantes nas eleições presidenciais em mais de duas décadas estão fora do Palácio do Planalto. Com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) no cargo, qual o futuro de PT e PSDB? A Sputnik Brasil entrevistou o cientista político da PUC-Rio Ricardo Ismael para fazer projeções sobre o que acontecerá em Brasília.

Com o ex-presidente Lula atrás das grades, o PT terá que buscar um novo discurso para seguir relevante. Segundo Ismael, a agremiação falhou em oferecer respostas a temas caros à sociedade, como a corrupção e a Operação Lava Jato. Ainda assim, deverá ser o principal partido de oposição a Bolsonaro, diz o professor da PUC-Rio.

Ainda sobre a esquerda, Ismael acredita que o campo busca se reinventar com vistas nas eleições municipais de 2020: “É por isso que a esquerda, o PCdoB, PDT e o PSB estão procurando se desvincular do antipetismo e encontrar um discurso novo”.

Enquanto o PSDB “enfrenta uma crise muito séria”, analisa. “Embora o Doria tenha ganho a eleição para governador em São Paulo, não se pode dizer que ele tem o apreço dos caciques do partido como Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Geraldo Alckmin”.

Para o professor da PUC-Rio, o centro político foi derrotado no pleito de 2018, mas seguirá importante: “O centro político foi derrotado, mas ele continua sob disputa. É necessário que se imagine alguma força política que vai ocupar esse espaço”.

*Com informações da Agência Sputnik.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]