Feira de Santana: Prefeito Colbert Martins afirma respeito às religiões de matrizes africanas

Prefeito Colbert Filho recebeu a Medalha da Gratidão, homenagem do povo do axé, durante a inauguração de templo, no Bairro Papagaio.

Prefeito Colbert Filho recebeu a Medalha da Gratidão, homenagem do povo do axé, durante a inauguração de templo, no Bairro Papagaio.

O prefeito Colbert Filho recebeu a Medalha da Gratidão, homenagem do povo do axé, durante a inauguração de um templo, no Bairro Papagaio, em Feira de Santana. Ele destacou o respeito que tem as religiões de matriz africana e que apoia as iniciativas contra o preconceito em todas suas nuances.

“Esta homenagem é para o povo de Feira de Santana, que represento e que muito me honra. Respeito as crenças e todas as manifestações que delas advém”, afirmou o prefeito. Lembrou que o município está realizando o levantamento do número de terreiros que existem em Feira de Santana. “É um bem cultural”.

O sacerdote Walter Júnior enfatizou que antes, os povos do axé eram tratados de forma secundária, mas quando o sagrado aparece, a origem da pessoa não é perguntada. “Nossos templos são as nossas casas e este povo existe e somos candomblezistas”, afirmou.

O novo templo inaugurado é o Inzó Kwa Ngua Mukunga, de linhagem banto angolano, e tem como sacerdote Sara Tata Deninksi Indembuka. E o som dos ataques mais os cânticos religiosos foram ouvidos fortes.

Para Lourdes Santana, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas, a criação de mais um templo significa o fortalecimento do sentimento de religiosidade dos negros. “A religião, sob todos os sentidos, nos une e nos torna mais fortes a cada dia”.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]