Depressão está entre as causas mais comuns que direcionam pacientes ao CAPS de Feira de Santana

Renata Bittencourt: a depressão moderada à grave é um estopim para casos de suicídio ou bipolaridade.

Renata Bittencourt: a depressão moderada à grave é um estopim para casos de suicídio ou bipolaridade.

O Centro de Atendimento Psicossocial João Carlos Lopes Cavalcante (CAPS 3), em Feira de Santana realizou mais de 14 mil atendimentos em 2018. A unidade possui 8 mil pacientes cadastrados com os mais variados transtornos, os principais casos envolvem esquizofrenia, bipolaridade e depressão.

De acordo com a coordenadora da unidade, Renata Bittencourt, a depressão é a causa mais comum entre os pacientes que procuram a unidade pela primeira vez para atendimento. Ela observa que a maioria são mulheres com faixa etária entre 28 e 50 anos, que desenvolvem o transtorno por não conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, motivos de violência, abandono ou relacionados a traição amorosa.

“A depressão moderada à grave é um estopim para casos de suicídio ou bipolaridade. Então se o paciente chega com depressão e abandona o tratamento ou a família não contribui para a continuidade desse, de dois a três meses esse caso pode se agravar”, ressalta.

Segundo Renata, ao chegar a unidade os usuários passam por uma triagem e são atendidos por uma equipe multidisciplinar. Os casos mais simples, como insônia, inquietação e depressão leve são redirecionados para Atenção Básica, hoje preparada no município para atender a demanda. Já os casos contundentes, onde o paciente apresenta sintomas mais severos, são acolhidos e encaminhados para os tratamentos necessários, como acompanhamento psicológico, medicamentoso ou terapêutico.

“Possuímos a Atenção Básica preparada para nos dar apoio no acompanhamento de alguns pacientes em relação a saúde mental. Além disso temos a disposição cinco CAPS no município, o paciente pode procurar o que corresponde a área de abrangência a qual ele reside. Para as crianças e adolescentes temos a disposição o CAPS i e o CAPS AD para o tratamento relacionado a álcool e drogas”, informa.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]