Coluna de Antônio José Larangeira de 30 de janeiro de 2019

O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia.

O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia.

A matriarca Anita Torres e sua filha Sonia Torres Nogueira.

A matriarca Anita Torres e sua filha Sonia Torres Nogueira.

Ozana Barreto e Aurelio Miguel Dórea, circulando.

Ozana Barreto e Aurelio Miguel Dórea, circulando.

Meio ambiente

Com a finalidade de disponibilizar informações com o número de lagoas existentes e onde estão localizadas; o número dos rios e das nascentes vivas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu e do Recôncavo Norte Inhambupe vai ser criado um banco de dados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturas, que resultará na produção de um mapa digitalizado sobre os recursos hídricos de Feira de Santana O projeto está sendo elaborado em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Nesse sentido já foram visitadas as nascentes Buraco Doce, das Pombas e da Fonte do Lili, localizadas no bairro Queimadinha; a nascente Manoel Matias, no Tanque da Nação; a nascente da Tereza, no Barro Vermelho, além da Fonte dos Milagres, na Gabriela, e as nascentes da Lagoa do Geladinho. Também serão visitadas as nascentes situadas no São João do Cazumbá. João Dias informa, que o Departamento de Educação Ambiental vai desenvolver um trabalho para marcar as linhas imaginárias dos limites de Feira com municípios vizinhos. O objetivo é sinalizar com placas e sugerir a recuperação das pontes, caso existam, e até mesmo a construção destes novos equipamentos.

Novo presidente do TRE

O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia na segunda-feira,28, por unanimidade, e exercerá o cargo de março de 2019 até março de 2021. Jatahy assume a presidência do TRE no lugar do desembargador Edivaldo Rocha Rotondano, em cerimônia que será realizada no dia 28 de março. Jatahy Júnior é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em 1986, com 25 anos de idade, tornou-se Juiz de Direito, tendo sido titular de vara da Comarca de Feira de Santana.  Desde então, passou a enveredar pela área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas zonas eleitorais, incluindo duas de Salvador. A trajetória dele inclui ainda o comando de Varas Cíveis e Criminais, tanto no interior quanto na capital do estado.

Empresarial

Está chegando em Feira de Santana, a Amway, a maior empesa de vendas diretas do mundo, que produz 450 produtos de alta qualidade nos segmentos de limpeza multiuso, suplementos, shampoos, protetor solar, desodorantes e sabonetes.  Os produtos são orgânicos, concentrados, biodegradáveis, hipoalergênicos, de fácil uso e baixo custo. O grupo vai revolucionar a praça que inicialmente comandará a comercialização no interior baiano. É uma empresa que possui vendas em torno de US 8,6 bilhões e 19.000 funcionários em todo o mundo.

 UEFS a o SISU

A adoção do Sistema de Seleção Unificada (SISU) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) mantém a interiorização da universidade pública no estado da Bahia. Como foi previsto pela UEFS, o ingresso aos cursos de graduação pelo SISU não alterou o perfil de origem dos candidatos aprovados. Das 959 vagas preenchidas, 903 foram ocupadas por candidatos da Bahia, sendo 528 destes de municípios do Portal do Sertão e 436 de Feira de Santana. De um total de 968 vagas oferecidas pela UEFS neste primeiro acesso pelo SISU, 959 foram preenchidas: 453 pela ampla concorrência; 370 por negros da Rede Pública de Ensino; 87 por não negros da Rede Pública de Ensino; 21 por estudantes indígenas; e 28 por quilombolas. De acordo com a Pró-reitora de Graduação da UEFS, professora Amali Mussi, “nos últimos anos a UEFS não tinha candidatos aprovados em número suficiente para completar as vagas oferecidas, e com o SISU tivemos aprovados para todos os cursos.

Não vendeu

Notícias nos chegam que o empresário Angelo Calmon de Sá desistiu da venda de sua fazenda Santa Maria, localizada na zona rural de Feira de Santana. Sendo assim, ao lado de sua esposa Ana Maria de Carvalho Sá continuará vindo para passar finais de semana, em clima campestre.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]