UNICEF lança guia para gestores avaliarem qualidade do ensino médio

Aula na rede estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O UNICEF e a Ação Educativa querem contribuir para a construção de um ensino médio de qualidade.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a associação Ação Educativa lançaram nesta semana (19/12/2018) um guia para que gestores de escolas públicas do ensino médio avaliem a qualidade das suas atividades pedagógicas e do ambiente acadêmico. A proposta de autoavaliação inclui reflexões sobre a diversidade de raça, gênero e orientação sexual nos colégios.

A publicação Indicadores da Qualidade no Ensino Médio é fruto de um trabalho de quatro anos que envolveu estudantes, profissionais de educação, pesquisadores acadêmicos, ativistas de coletivos juvenis, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de várias regiões do Brasil.

O UNICEF e a Ação Educativa querem contribuir para a construção de um ensino médio de qualidade, estimulando a autoavaliação participativa escolar em todo o Brasil. A ideia do documento é estabelecer um processo que pense a escola pública por inteiro, em sua relação com a política educacional e com o território do qual faz parte.

“Neste momento do país, em que o ensino médio é objeto de grandes debates, polêmicas e disputas públicas, Ação Educativa e UNICEF esperam que, com este material, a comunidade escolar possa promover discussões e reflexões sobre o que significa uma escola de qualidade, que faça sentido para adolescentes e jovens”, afirma Denise Carreira, coordenadora institucional da Ação Educativa, responsável pela produção da publicação.

Os Indicadores visam estimular a construção coletiva de propostas de ação escolar, além de identificar os desafios para uma formação integral de estudantes críticos, autônomos e criativos.

“A publicação está em sintonia com a missão do UNICEF, comprometida com a garantia do direito de adolescentes e jovens à participação e de uma educação de qualidade, que supere as profundas desigualdades educacionais do país”, afirma Júlia Ribeiro, oficial de Educação do UNICEF no Brasil.

O documento integra a Coleção Indicadores da Qualidade na Educação (Indique). A série é composta por outros três volumes: Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, Indicadores da Qualidade no Ensino Fundamental e Indicadores da Qualidade – Relações Raciais na Escola.

A publicação recém-divulgada está disponível para download gratuito no site do UNICEF, em www.indicadoreseducacao.org.br e www.deolhonosplanos.org.br, assim como os outros volumes da coleção Indicadores da Qualidade na Educação.

*Com informações da ONU News.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]