UEFS Editora lança dezesseis novos títulos que contemplam diversas áreas do conhecimento

Convite de lançamento de Livros da UEFS editora.

Convite de lançamento de Livros da UEFS editora.

A UEFS Editora lança no dia 18 de dezembro de 2018, dezesseis novos títulos que contemplam diversas áreas do conhecimento e representam parte do investimento na pesquisa da Instituição. O catálogo da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) passa a contabilizar 250 livros publicados, em que pese o cenário de crise econômica, o que demonstra a relevância que vem sendo dada à divulgação da produção científica e cultural. O evento está programado para às 16 horas, no hall do prédio da Reitoria no campus universitário.

Três livros são de Filologia: Filologia, cultura escrita e estudos culturais, organizado por Alicia Duhá Lose, Arivaldo Sacramento de Souza, Patrício Nunes Barreiros e Rosinê de Jesus Duarte. Filologia e estudos do léxico, organizado por Celina Márcia de Souza Abbade, Liliane Lemos Santana Barreiros, Lise Mary Arruda Dourado e Patrício Nunes Barreiros. Filologia e humanidades digitais, organizado por Isabela Santos de Almeida, Patrício Nunes Barreiros e Rosa Borges dos Santos.

A história da língua portuguesa no Brasil com “Os verbos de padrão especial no português do século XVI”, de Zenaide Novais Carneiro. Organizado por Edinusia Moreira Carneiro Santos, Agripino Souza Coelho Neto e Onildo Araujo da Silva, será lançado o “Espacialidade e movimentos sociais”. “Tocar, cantar, criar: a composição no ensino musical”, organizado por Simone Braga e Mônica Santana Vasconcelos, é o segundo livro da área de Música publicado pela UEFS Editora.

Gabriela Santana Bastos e Maria Angela Alves Nascimento são as autoras de “Fronteiras Interculturais na saúde: o processo de trabalho do Agente Indígena de Saúde Kiriri”. Organizado por Maria Geralda Gomes Aguiar, falecida recentemente, cuja memória a UEFS Editora homenageia, é o livro “Processo saúde/doença e práticas de cuidado no cotidiano de trabalhadores feirantes”. Na área de História, Adriana Dantas Reis e Caio Figueiredo Fernandes Adan organizaram os textos do livro “Estudos em História Colonial”.

A cultura popular ganha um livro precioso: “Contação de histórias: seguindo o curso de suas águas”, organizado por Luciene Souza Santos, Keu Apoema e Mary de Andrade Arapiraca. A Universidade Federal da Bahia, em seu campus de Ondina, é o objeto da pesquisa de Eledison Sampaio em seu livro “Práticas de vigilância na cidade contemporânea”.

Os pesquisadores Fábio Bandeira, Mathias Rös, Luciana Porter-Bolland, Federico Escobar, Emma Villaseñor, Albert Chan Dzul, Sara Oliveros López, Alberto López Días, Thiago Cardoso, Isabel Modergín, Osiel Santana Ferreira, Maria das Neves Alves dos Santos, Suzana Arrázola, Ximena Velez Liendo, Olga Ruiz e Ester Conde são os autores de quatro livros coletivos nas áreas de Ecologia, Etnografia e Etnologia: “Trajetos, trilhas e movimentos”, com versão em inglês, “Assim contam os mais velhos: experiência intercultural em pesquisa sobre gestão etnoambiental de territórios Pataxó”. Editados em espanhol, “Cuaderno educativo sobre mapeo participativo y conocimiento ecológico tradicional, Calakmul, Campeche, México”, e “Conocimiento ecológico tradicional das comunidades Tsimane de Alto Colorado y São Luis Chico, Pilón Lajas, Bolivia”.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]