Salvador: Peça ‘Maria – um rito para a minha avó’ é apresentada durante 3ª edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas

Cena da peça teatral 'Maria – um rito para a minha avó'.

Cena da peça teatral ‘Maria – um rito para a minha avó’.

A íntima relação de um neto com a avó se revela em instantes. Um convívio que durou 25 anos. Em ‘Maria – um rito para a minha avó’, espetáculo que está na programação da  3ª edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas (FESTAC), o diretor e performer Leandro Santolli faz um ato autobiográfico, ao mesmo tempo em que revive a história de Maria, mulher de João, mãe de três filhas, que lhe deram sete netos. A performance ocorre no dia 7 de dezembro de 2018, às 20 h, no Teatro Martim Gonçalves, em Sakvadir.

Maria – um rito para a minha avó conta a meninice e a juventude vividas em Rio Real, município do interior da Bahia, entre a cidade e o campo, em meio a uma família de elos muito firmes. O desgaste da saúde desta matriarca que, rodeada de afeto e da presença insistente do seu neto devoto, teve seus últimos anos dependentes de cuidado.

O texto-desabafo se desenvolve na festa de aniversário que ele resolve promover em retribuição a esta mulher, que nunca teve uma dessas em vida. A performance mergulha nos laços do amor, na resinificação da despedida, compondo uma aura de familiaridade com a plateia, convidados especiais para cantar os parabéns.

Festa C

A 3ª edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas (FESTAC) é uma realização dos Coletivos COATO, COOXIA e a Escola de Teatro da UFBA, e contará com obras do interior e da capital baiana.  O Festival Estudantil de Artes Cênicas é um espaço de encontro entre artistas criadores das artes aplicadas dentro das Escolas Secundaristas e das Escolas de Artes Cênicas do Estado da Bahia.

O FESTAC ocorrerá entre os dias 01 e 09 de dezembro, com propostas de trabalho nas áreas de Teatro, Dança, Performance, Circo, ocupando diferentes espaços culturais da cidade do Salvador – Teatro Castro Alves, Teatro Martins Gonçalves, Teatro Gamboa Nova, Teatro Sesc Senac Pelourinho, Casa Evoé (Largo dos Aflitos), Centro Cultural Plataforma, Passeio Público (Campo Grande) e o Laboratório de Experimentação Estética do Museu de Arte da Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]