Festa de Santa Bárbara será comemorada no Centro de Abastecimento de Feira de Santana

Santa Bárbara será celebrada e homenageada no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, onde é padroeira e cultuada desde a fundação do entreposto.

Santa Bárbara será celebrada e homenageada no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, onde é padroeira e cultuada desde a fundação do entreposto.

Padroeira dos mercados e dos bombeiros, protetora contra ventos fortes e tempestades, Santa Bárbara será celebrada e homenageada nesta terça-feira (04/12/2018), no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, onde é padroeira e cultuada desde a fundação do entreposto.

Uma tradição local que tem o sincretismo como uma marca e na sua essência. Todos os anos, a festa leva uma multidão de fiéis, ao Centro de Abastecimento. Quem acredita busca o divino. Quem não, vai à festa ou procura o tradicional caruru, que é servido no Centro.

Santa Bárbara para os católicos, Iansã para os adeptos do candomblé, ela é muito popular entre os baianos, terra do sincretismo. O 4 de dezembro é dia dos fiéis se vestirem de branco e vermelho, que são as cores prediletas da divindade. É dia do sagrado e do profano se misturar.

E como acontece todos os anos, depois da missa campal, procissão, caruru para alguns milhares de pessoas, seguido de muito samba de roda – que já é parte dos festejos, e muitas outras manifestações religiosas e culturais. É um dos mais tradicionais eventos religiosos do município.

A comida é traço importante no candomblé. Toda oferenda a orixá tem muita comida regada a dendê– gostam de fartura, de festa. E no Centro de Abastecimento não é diferente dos terreiros. A comida é doada pelos comerciantes do entreposto: quiabo, dendê, castanhas, arroz, feijão, camarão, amendoim. Viva Santa Bárbara. Eparrei, Iansã.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]