Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército general Artur Costa Moura foi homenageado pela Polícia Civil da Bahia com a Medalha Cruz da Ordem

Polícia Civil da Bahia outorga Medalha Cruz da Ordem. Dentre os homenageados estavam o general Artur Costa Moura, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército Brasileiro; almirante de esquadra Almir Garnier, Chefe do Estado-Maior do Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil (2º DN); e o coronel aviador José Henrique Kaipper, Comandante da Base Aérea de Salvador.

Polícia Civil da Bahia outorga Medalha Cruz da Ordem. Dentre os homenageados estavam o general Artur Costa Moura, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército Brasileiro; almirante de esquadra Almir Garnier, Chefe do Estado-Maior do Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil (2º DN); e o coronel aviador José Henrique Kaipper, Comandante da Base Aérea de Salvador.

Concedida pela Polícia Civil da Bahia primeira vez, a ‘Medalha Cruz da Ordem’ foi instituída em 23 de março de 2018, através do decreto nº 18.283. Ela é direcionada às pessoas que contribuem para o fortalecimento da instituição. A primeira solenidade de entrega da horaria aconteceu na noite desta segunda-feira (10/12/2018), no Hotel Deville Prime, em Itapuã, Salvador. Dentre os homenageados pela Polícia Civil estava o Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército Brasileiro, general Artur Costa Moura.

Além do general Artur Costa Moura, o almirante de esquadra Almir Garnier, Chefe do Estado-Maior do Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil (2º DN); coronel aviador José Henrique Kaipper, Comandante da Base Aérea de Salvador, e outras 121 personalidades, a exemplo de parlamentares, autoridades civis e militares e representantes da sociedade civil foram homenageados pela Polícia Civil da Bahia.

Destaques

Ao comentar sobre a outorga da homenagem, o Delegado-geral Bernardino Brito Filho disse que a honraria valorizar as pessoas que colaboram para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades policiais no Estado da Bahia. “Essa medalha é um marco no reconhecimento de todos que preservam os valores da Polícia Civil”, afirmou o gestor.

O Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva, presidente da 5ª Câmara Cível, destacou que o general Artur Costa Moura, além de diversas ações positivas em favor do Estado da Bahia, teve a oportunidade de participar da segurança do Papa João Paulo II, por ocasião da visita do pontífice à Bahia, contribuindo com a Policia Civil da Bahia para o êxito da visita papal.

A solenidade

Além das homenagens, o evento contou com a exibição de um vídeo institucional, apresentando a história e as atividades desenvolvidas pela Polícia Civil. A banda da Aeronáutica e os cantores Tatau e Clara Vieira também se apresentaram, durante a cerimônia. Secretários, representantes das Forças Armadas, do Judiciário, do Ministério Público Estadual e da Polícia Militar, dentre outros órgãos, marcaram presença na celebração.

Perfil

Artur Costa Moura nasceu em 1956 na cidade baiana de Jequié, a 365 km de Salvador. Deu início à sua formação instrucional no Colégio Militar de Salvador, incorporando-se ao Exército em 1975. Quatro anos mais tarde, graduou-se Aspirante da Arma de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras, onde mais tarde exerceria atribuições de instrutor.

Ao longo de sua carreira, o general acumulou, além de condecorações, diversos cursos nas áreas militar e política. Foi comandante do Batalhão Pirajá e da Região Marechal Cantuária, em Salvador, e da Brigada Príncipe da Beira, em Porto Velho; chefiou a Secretaria Geral do Exército, em Brasília. No exterior, foi adjunto da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai. Assumiu o comando do CMNE, que é sediado no Recife, entre agosto de 2016 e agosto de 2018.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).