Vitória da Conquista: Documentário sobre o escritor e político Euclides Neto é exibido na 13ª Mostra Cinema Conquista

Cena do longa-metragem baiano 'Dr. Ocride' baseado nas obras literárias e política de Euclides Neto.

Cena do longa-metragem baiano ‘Dr. Ocride’ baseado nas obras literárias e política de Euclides Neto.

Centradas na valorização do trabalhador rural, as obras literárias e política de Euclides José Teixeira Neto (1925 – 2000) são resgatadas no longa-metragem baiano Dr. Ocride, de Edson Bastos e Henrique Filho. Após fazer sua estreia em festivais na Argentina, o filme será exibido na Mostra Cinema Conquista nesta sexta-feira (09/11/2018), 20 horas, com a presença dos diretores.

Nascido no distrito de Areias (hoje pertencente a Ubaíra), Euclides construiu sua trajetória entre Salvador e Ipiaú, cidade natal dos cineastas. ‘Birimbau’, o primeiro dos seus 13 livros, foi lançado em 1946, enquanto cursava Direito na UFBA; mas ao concluir a graduação, fixou residência em Ipiaú, onde nasceram seus cinco filhos.

Militante político desde a década de 1930, Euclides advogou gratuitamente para a população mais pobre, que o chamava de ‘Dr. Ocride’. Durante seu mandato (1963 a 1967) na prefeitura, implantou uma das primeiras experiências de reforma agrária bem-sucedidas do país: a Fazenda do Povo, que atualmente reúne cerca de 250 famílias.

Reunindo fotos e vídeos antigos, além de entrevistas com parentes, amigos, colegas de profissão e de atuação política do protagonista, o documentário segue a trajetória de Euclides até a comoção causada pela sua morte

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]