Universidade Estadual de Feira de Santana concede título de Doutor Honoris Causa ao escritor Antônio Torres

Escritor Antônio Torres e Evandro do Nascimento, reitor da UEFS.
Escritor Antônio Torres e Evandro do Nascimento, reitor da UEFS.

Teve início na noite dessa segunda-feira (05/11/2018) a 16ª Semana de Letras (SEMALET) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Como parte da programação da abertura oficial do evento, a Universidade concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao escritor Antônio Torres.

“Estou muito emocionado e queria agradecer imensamente a todos que aqui estão. No tempo em que vivia no interior, era impensável que um dia eu receberia o título de doutor numa universidade como esta”, disse o escritor Antônio Torres, que em seu discurso revelou lembranças do primeiro contato com as letras. De acordo com o homenageado, durante uma palestra proferida por ele, sua mãe o interpelou para contar que sempre soube que ele seria escritor, desde a primeira vez que o viu folhear um livro bem devagar, parecendo encantado com o que via.

Antônio Torres também destacou detalhes sobre a formação do leitor literário e a importância dos cursos de Letras durante a conferência de abertura da SEMALET, que marcam as comemorações pelos 50 anos do curso de Letras da UEFS, o mais antigo da Instituição. A graduação foi criada em 1968, como Licenciatura Curta em Letras Vernáculas, na Faculdade Estadual de Educação, antes da constituição da Universidade, e em 1971, funcionando no casarão do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

Participaram da programação membros da Administração Central da UEFS, além de professores e estudantes egressos e atuais do curso de Letras. Para o reitor da Instituição, professor Evandro do Nascimento, “este é um momento de celebrar a existência de um dos cursos da nossa Universidade que semeou no semiárido baiano o conhecimento e a transformação de vidas. Estamos comemorando um curso que tem ligação com a honraria que estamos concedendo hoje. Esta universidade tem grande orgulho de ter Antônio Torres entre os seus laureados. Agradecemos pela sua produção literária, que já é reconhecida mundialmente, e desejamos que a concessão desse título desperte ainda mais interesse pelas suas obras”.

Já a diretora do Departamento de Letras e Artes (DLA) da UEFS, professora Flávia Aninger, destacou a importância do curso de Letras. “O que se faz num curso de Letras? Ensinamos a ler, formamos leitores que formam outros leitores. Comemoramos hoje 50 anos de contínua formação de professores, na verdade, formamos seres peculiares, professores são seres feitos de palavras. E hoje celebramos também o fato de que a universidade reconhece, institucionalmente, através desta outorga a um escritor, o poder da palavra. Celebramos hoje o poder da linguagem, o ato de ler, a missão de ensinar, o desejo de aprender. Celebramos hoje homens e mulheres capazes de gerar novos olhares sobre as culturas, as línguas, as teorias, as práticas e as literaturas”, ressaltou.

Antônio Torres

O homenageado da noite nasceu em Sátiro Dias, em 1940. É ocupante da cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, membro da Academia de Letras da Bahia, na qual, desde 2015, passou a ocupar a cadeira 9, na sucessão a João Ubaldo Ribeiro, membro honorário da Academia Petropolitana de Letras e sócio-correspondente lusófono da Academia de Ciências de Lisboa. Com mais de 15 livros publicados, ele estreou em 1972, com o romance “Um Cão Uivando para a Lua”.

Esta é a terceira vez que a UEFS outorga o título de Doutor Honoris Causa. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU). O título é uma honraria concedida por universidades a pessoas que se destacam em sua área de atuação. Geralmente, essas personalidades já são respeitadas pelo seu trabalho por setores da sociedade, mas nem sempre têm graduação ou especialização. Tanto que o termo significa “por causa de honra” em latim.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141299 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.