+ Manchetes >

UFRB debate energia solar em Feira de Santana na Semana do Empreendedorismo

O reitor Silvio Soglia destacou que a UFRB tem sido parceira de todos os municípios em que se encontra.

O reitor Silvio Soglia destacou que a UFRB tem sido parceira de todos os municípios em que se encontra.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do seu Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), promoveu nesta quarta-feira (07/11/2018), o II Seminário de Empreendedorismo Social e Sustentabilidade: Feira 2030 – Cidade 4.0, com o tema ‘Energia Solar como Fator de Desenvolvimento’.

O evento integrou parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo 2018, que acontece de 5 a 11 de novembro, no Auditório Espaço Cultural SESI, em Feira de Santana, e contou com a parceria do Programa Feira Empreende, da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Integração Inovação e Projetos. O objetivo foi debater estratégias institucionais integradas no sentido de potencializar novos negócios e o empreendedorismo.

Na abertura do Seminário foi exibido um vídeo institucional para marcar o lançamento dos novos cursos da UFRB em Feira de Santana. Foram apresentados os cursos de Engenharia de Energias, de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, de Materiais, de Produção e Tecnologia em Alimentos. A diretora Susana Pimentel assinou, na ocasião, termo de cooperação técnica com empresa ANPTEC Engenharia e Projetos visando o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área da energia solar.

Em seguida, compuseram a mesa de abertura o reitor da UFRB, Silvio Soglia, o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Antônio Carlos Borges Júnior, e o empresário João Baptista Ferreira, líder do Programa Feira Empreende. Baptista apresentou as metas do programa e falou do papel das instituições educacionais. “Quase todas as faculdades e cursos técnicos estão incluídos como parceiros, porque nós entendemos que tudo que quisermos fazer na cidade será por meio da educação”, disse.

O reitor Silvio Soglia destacou que a UFRB tem sido parceira de todos os municípios em que se encontra, uma vez que se trata de “um projeto de educação que ultrapassa limites partidários, federativos e institucionais”. Para ele, isso cria a oportunidade de dialogar e traçar mecanismos de atuação voltados ao desenvolvimento social e econômico destas regiões. “Temos muito potencial para empreender e precisamos estimular nossos estudantes para isso”, defendeu.

Na opinião do secretário Antônio Carlos Borges Júnior, a cidade de Feira de Santana começa a se encontrar tendo em vista objetivos maiores. “Quando vimos um evento aqui repleto de especialistas, que muitas vezes vão para fora debater o que é melhor para a cidade, é um presente que o município recebe. Estamos dando uma oportunidade a nós mesmos de descobrir o nosso caminho e numa temática que é universal”, disse, referindo-se ao tema do Seminário, a questão da Energia Solar.

Mesa Redonda – Na segunda parte do evento, as discussões giraram em torno do potencial da região para a produção de energia solar, considerado um dos pilares do projeto estratégico para Feira de Santana até o ano 2030. O professor Luciano Hocevar da UFRB foi o mediador da mesa redonda e ressaltou que a cidade, por estar localizada em um ponto favorável de irradiação solar, é foco de pesquisas para o uso desse recurso natural.

Também participaram do debate o professor da UFRB, Jadiel Pereira, que falou sobre os “Desafios da implantação e o potencial da Energia Solar”; a engenheira da Coelba, Marcella Brayner, que tratou da “Integração entre o sistema convencional e o sistema de geração de energia solar”; o engenheiro da ANPTEC, André Lima, que abordou “Projetos e Investimentos em Energia Solar”; o diretor do Banco do Nordeste, José Herculano Sobrinho, que apresentou as “Linhas de financiamento de projetos para fomento da energia solar” e o engenheiro da Miguel Amorim Engenharia, Francisco Neto, com o tema “Energia Solar – conceitos, benefícios e equação financeira”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]