Sob a regência de ex-aluno que se tornou maestro, Orquestra Neojibá encanta público em Feira de Santana

Apresentação da Orquestra Neojibá no Teatro Margarida Ribeiro.

Apresentação da Orquestra Neojibá no Teatro Margarida Ribeiro.

Aproximadamente 70 jovens e adolescentes que integram a Orquestra Neojibá se apresentaram no palco do Teatro Margarida Ribeiro, na noite da última terça-feira (06/11/2018), dentro da programação da Semana da Cultura, iniciativa idealizada pela Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e promovida com apoio da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa (FUNTITEC).

O Programa de Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – NEOJIBÁ – proporciona uma mudança de vida para vários jovens. O instrutor de cordas e maestro da noite, Lucas Barbosa Silva, 33, que há pouco tempo era aluno, é um exemplo do que uma oportunidade como essa pode representar.

“Eu tinha desejo de aprender a tocar contra-baixo acústico, mas nunca tinha tido esta oportunidade, porque aqui na cidade não tinha este instrumento e nem professor. Foi quando o Neojibá passou a atuar em Feira e pude realizar esse sonho”, explica. O programa, realizado através do Núcleo Antônio Gasparini, atua desde 2014 em Feira de Santana.

A Orquestra de Cordas do Neojibá apresentou para o público do Teatro Margarida Ribeiro um repertório baseado em clássicos de Gilberto Gil, Caymmi e Tom Jobim.

A programação também contou com uma palestra proferida pelo maestro e idealizador da Orquestra Neojibá em Feira de Santana, Ricardo Castro, que falou sobre cultura, a disciplina de jovens que desejam ingressar na carreira como músico, a importância de programas como o Neojibá, equipamentos culturais e instituições que apoiam a cultura.

Resultados positivos

A Semana da Cultura segue até o próximo dia 10. Para Lélia Vitor Fernandes, presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, os resultados estão sendo bastante positivos. “Já estamos recebendo os frutos deste trabalho e a satisfação em poder, aqui na cidade, divulgar a cultura e incentivar, além aproximar e apoiar a todos aqueles que fazem cultura na nossa cidade”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]