Salvador: Palacete das Artes é palco do espetáculo de dança ‘Ana tem medo do escuro’

Espetáculo Ana tem medo do escuro realiza apresentação no Palacete das Artes, Bairro da Graça, em Salvador.

Espetáculo Ana tem medo do escuro realiza apresentação no Palacete das Artes, Bairro da Graça, em Salvador.

No dia 16 de novembro de 2018, às 18 horas, o Grupo X de Improvisação em Dança ocupa o jardim do Palacete das Artes, no Bairro da Graça, em Salvador com o espetáculo Ana tem medo do escuro, inspirado em acontecimentos que põem em discussão os desencontros e as impossibilidades de acesso ao viver do mundo comum.

A performance traz trechos de ‘Querido amigo’, texto de Maíra Spanghero, que revela poeticamente as nuances do cotidiano social, do viver solitário e as boas lembranças que estão atreladas. O bailarino Edu O. enfatiza que Ana tem medo do escuro fala das urgências que afetam as relações, de como os caminhos se bifurcam, desviam, divergem, convergem para, mesmo em espaços restritos, resolver momentaneamente as situações que se apresentam.

A pesquisa de movimento explora as tendências da dança contemporânea, com ênfase nos processos colaborativos e focaliza a organização do espaço, do tempo e do movimento, para criar condições de conexão entre os dançarinos e o espectador no contexto que está sendo construído: o lugar restrito.

Em Ana tem medo do escuro, o olhar do coreógrafo/dançarino improvisador se exerce de acordo com inúmeras interferências, que se inter-relacionam em função do momento presente. “Entendemos que o espectador e dançarino improvisador percebem, interpretam e dançam a cada encontro as experiências do corpo, porém, cada um a seu modo”, explica a coreógrafa Fafá Daltro.

O Grupo X de Improvisação em Dança completa 20 anos em 2018 e, desde o mês de abril, vem realizando uma série de atividades em comemoração. O projeto acaba no dia 14 de dezembro com a montagem se quiser, deixe sua lembrança!

Grupo X

Fundado como projeto de extensão da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia pelos professores Fafá Daltro e David Iannitelli, o Grupo X explora, para além da pesquisa acadêmica, a criação artística, levando em conta questões relacionadas à acessibilidade e reflexões pertinentes à investigação e configuração em dança contemporânea, que tenham a improvisação cênica como eixo condutor.

Com coordenação do professor Edu O. e direção artística de Fafá, a companhia é formada hoje por nove dançarinos/coreógrafos/pesquisadores –  Fafá Daltro, Edu O., Taynah Melo, Natalia Rocha, Diane Portella, Iran Sampaio, William Gomes, Aline Lucena, Nei Lima e também conta com as cantoras convidadas Andréa Daltro, Talita Avelino e do músico Felipe Sousa.

Ficha Técnica

Ana tem medo de escuro

Intérpretes-criadores: Fafá Daltro, Edu O., Aline Lucena e Iran Sampaio

Músico: Felipe Sousa

Agenda

O quê: ‘Ana tem medo do escuro’ – 20 anos do Grupo X

Quando: 16 de novembro, às 18 horas

Onde: Jardim do Palacete das Artes

Endereço: Rua da Graça, 284, Graça, Salvador – BA

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]