+ Manchetes >

Salvador: Música, teatro e poesia são destaque no projeto Gastando Amor no Farol

Os atores Daniel Farias e Talis Castro realizam o projeto Gastando Amor no Farol.

Os atores Daniel Farias e Talis Castro realizam o projeto Gastando Amor no Farol.

O espetáculo Gastando Amor com os atores Daniel Farias e Talis Castro sempre ocupou espaço alternativos como apartamentos, shoppings e livrarias. Agora, a peça ganha uma nova versão para o espaço público e passa a se chamar Gastando Amor no Farol, com uma estrutura voltada para o ambiente urbano.

O projeto ocupará em novembro (11 e 25) e dezembro (2 e 16) a frente do Forte Santa Maria (Barra), Ponta do Humaitá, Farol de Itapuã e a Praça do Santo Antônio Além do Carmo, respectivamente. Gastando Amor no Farol é um projeto inspirado no ‘teatro de revista digital’ e contará com participações especiais, como a apresentadora Pâmela Lucciola e a cantora Aiace (grupo Sertanília), entre outras.

A primeira parada deste espetáculo que mistura teatro, música e poesia será no dia 11 de novembro de 2018, no Farol da Barra, a partir das 16:20 horas. “Estamos em um momento sócio-político que precisamos falar de amor. Por isso, iremos ocupar espaços públicos. Em tempos de ciberespaços é o Amor saindo da rede”, declara a dupla.

Além da peça, os artistas lançarão o EP #GastandoAmor, com cinco músicas autorais de Daniel Farias e Talis Castro em parceria com artistas baianos e de outros estados brasileiros, como Cassius Cardozo, Ricardo Caian, Luciana Paes, Filipe Lorenzo e Pietro Leal. Nas apresentações, Farias e Castro terão a participação especial do multi-instrumentista Filipe Mimoso, que trará ainda toda a sua expertise da e-music.

O álbum conta com a direção de Luciano Salvador Bahia e tem a participação de renomados músicos baianos como Paulo Mutti, Ricardo Caian, Mário Soares, Gelber Oliveira. As músicas estarão disponíveis nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Amazon, Apple Music, Napster, Google Play Música e Tidal.

“A ideia de ocupar ruas e faróis de Salvador parte da potência que são esses espaços de encontros. Saímos da caixa preta e dos apartamentos. Na verdade, quando criamos o Gastando Amor tínhamos essa ideia de ocupação. É como se fosse um retorno a nossa primeira ideia em uma nova fase, mais musical e com esquetes diferentes”, explica Daniel Farias, ao acrescentar que chama a peça de Teatro de Revista Digital por ela trazer uma colagem de cenas que surgem a partir das redes sociais (Facebook, Youtube, TedX, Whatsapp, etc).

Estética

Gênero teatral popular, do final do século XIX e início do XX, o Teatro de Revista caracteriza-se pela sátira e crítica social e política, pela crítica de costumes, ou seja, um retrato sociológico. Tudo isso com muita música, dança e teatro. Apesar de faltar um fio condutor de ação, um tema geral serve de justificação para uma sequência descontraída de números.

Em Gastando Amor no Farol, o amor na era digital é o que conduz a narrativa do espetáculo, que nos estimulará o riso e a alegria, através de cenas irônicas e de duplo sentido, e canções de amor. Misturando realidade e ficção, Daniel Farias e Talis Castro trazem como referência para esse projeto – tanto no texto quanto na questão visual, cenário – os programas de verão da MTV dos anos 1990, TED Talk, sarau e vídeos da internet.

Em um formato dinâmico e interativo a montagem mistura música, teatro e poesia, além de referências literárias e cinematográficas para falar sobre as transformações dos relacionamentos atuais e a ressignificação dos velhos dilemas deste assunto infinito: aproximação, distanciamento e redes sociais são abordados com muito bom humor em um clima romântico e descontraído, mas sem deixar de tocar em temas atuais e delicados como poliamor, família, machismo e violência contra a mulher.

Como o projeto tem uma característica de sarau, em referência ao antigo MTV Verão, os faróis ganharão um cenário desenhados pelo artista visual Ives Quaqlia, que criou um cenário cheio de conforto, com esteiras e almofadas, e elementos cênicos que remetem ao mundo das nuvens, das redes sociais. Ao mesmo tempo que, traz a fisicalidade dos livros, logo que, duas apresentações irão homenagear o livro e a poesia. É um cenário que apresenta uma realidade superdimensionada.

Já o conceito do figurino é trazido pela consultora de imagem e estilo Mariana Piedade, que tem mais de 10 anos de experiência no mercado e já trabalhou com vários artistas baianos, como a cantora Ivete Sangalo.

Convidadas

Como em outras vezes, a peça é seguida de bate-papo com os atores e uma convidada especial que problematiza temáticas levantadas em cena, estendendo o debate e convocando o posicionamento da plateia. Para o Farol da Barra a convidada é Pâmela Lucciola.

Já no dia 25 de novembro, na Ponta do Humaitá, a participação é da cantora Aiace, que integra o grupo Sertanília. Dia 2 de dezembro, no Farol de Itapuã, a atriz Maria Marighela traz toda a sua poesia e teatralidade. Na apresentação no Santo Antônio Além do Carmo, 16 de dezembro, a convidada especial está a confirmar, mas a dupla promete uma grande atração da cena musical baiana.

A NAVE

Daniel Farias e Talis Castro integram A NAVE – Plataforma de Lançamento, um núcleo criativo multilinguagem que surge a partir do encontro artístico desses dois amigos e colegas de profissão, que transformam o espaço de convivência em uma ocupação artística, capaz de gerar encontros e criações coletivas.

Após três anos em órbita, A NAVE realizou uma série de atividades. Em Salvador, criou duas peças teatrais, participou de outras 6 montagens, 3 festivais, 2 curtas-metragens e lançou um livro de poesia. Pelo espetáculo E Por Que John Cage?, Castro recebeu a  indicação de melhor ator no Prêmio Braskem de Teatro. Também já sediou o evento Sofar e dirigiu uma intervenção urbana e performática sobre financiamento cultural no desfile cívico do 2 de Julho.

Em São Paulo, A NAVE realizou uma mostra de seu repertório e de shows de músicos baianos que foram dirigidos pela dupla (Filipe Lorenzzo e Pietro Leal). Conta ainda com a produção de um videoclipe com direção de Talis Castro, além da realização de um workshop para artistas realizadores em parceria com a Unifacs e da indicação ao Prêmio Caymmi de Música, na categoria direção artística.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]