Salvador: Cantor Jau e Dão abrem o ‘EPA Encontro Periférico de Artes’

Cartaz anuncia o 'EPA Encontro Periférico de Artes', no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador.

Cartaz anuncia o ‘EPA Encontro Periférico de Artes’, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador.

O ‘EPA! Encontro Periférico de Artes’ será aberto na próxima segunda-feira (12/11/2018), às 19 horas, no Teatro Gregório de Mattos, com a participação dos cantores Jau e Dão e a apresentação do espetáculo Buque da Áttomos Cia de Dança- BA. Em sua segunda edição o Epa!, idealizado pela ExperimentandoNus Cia de Dança, reafirma o compromisso de valorizar e propagar a arte negra e periférica.

O encontro acontece entre os dias 12 e 18 deste mês. Toda programação é gratuita, são mais de 20 atividades, que vão desde oficinas, shows, espetáculos, residências e bate papo.  Ainda no dia 12, antes da abertura oficial, a programação já inicia a todo vapor com a realização da oficina de Contos, Corporalidade e Performances Negras, ministrada pela doutoranda, mestre em educação e contemporaneidade, Hildália Fernandes, das 9 às 12 horas, na Escola de Dança da Funceb – no Pelourinho.

O EPA! Contará com ações em diversos espaços como Estação da Lapa, Escola Nelson Mandela, em Periperi, Espaço Xisto, Escolas de Dança da Funceb e da UFBa, Teatro Gregório de Mattos. Neste ano, o EPA vai promover o intercâmbio entre artistas de várias origens e trajetórias, trazendo convidados do Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraguai. As atividades evidenciam a pluralidade artística do evento, com diversas ações e atrações, sempre buscando fomentar a produção das artes negras.

No dia seguinte 13, a programação continua com apresentação, às 17 horas, da The Fabolous, na Estação da Lapa. E ás 20 horas, o espetáculo Borda Infinita, da ExperimentandoNUS Cia. de Dança, invade o palco do Espaço Xisto Bahia.

Na quarta-feira, dia 14, o EPA! Ocupa quatro espaços, das 9 às 12h, ocorre a Oficina de Literatura Negra com escritor e produtor cultural Jairo Pinto, no Colégio Nelson Mandela, em Periperi, no mesmo horário, na Escola de Dança da UFBa- Ondina estará acontecendo a oficina danças afro-indígenas com o diretor e coreógrafo da Cia Balé Baião-CE, e mestre em Educação Gerson Moreno.

Na parte da tarde, às 14h, na Escola de Dança da Funceb tem Oficina de Ateliê de Contos com escritora e mestra em crítica cultural, Ana Fátima e o poeta, produtor, Evanilson Alves. As 20 horas, será apresentado o espetáculo Prelúdio para Danças Caboclas da Cia Balé Baião do Ceará, no Espaço Xisto.

No dia 15, as atividades do EPA! serão realizadas no Espaço Xisto,  15h terá oficina de dança-pagode baiano com Cupim da Bahia. À noite, às 19h, apresentação do espetáculo “V de Viado”. Fechando a programação o EPA! vai receber uma atração internacional, quando a Cia Território Teatro-Danza de Assunção – Paraguai estará apresentando o espetáculo Humano Innombrable.

Residência

Além das atrações que incluem artes cênicas, oficinas e outros, o EPA! também vai oferecer uma mini residência, que será realizada de 13 a 16 de novembro no Espaço Xisto, das 9h ás 12 e 14h às 18h com objetivo de promover intercâmbio e troca de experiências de artistas da dança que atuam de forma independente no Brasil e no Paraguai.

 No dia 16, a programação também vai contar com a presença do dramaturgo mineiro, Anderson Feliciano. O artista vai apresentar duas performances “Dentro”, às 11:30 horas, na Estação da Lapa, e ás 19:30 horas, ‘Apologia a 3’  no Espaço Xisto Bahia. Logo em seguida a Cia Território Teatro-Danza de Assunção do Paraguai se apresenta pela segunda vez no EPA!

Cinema no EPA!

Ás 15, no Teatro Gregório de Mattos, a programação vai contar com a exibição do documentário a Batalha do Passinho, do diretor e cientista social, Emílio Domingos. Posteriormente acontece uma conversa com o diretor que tem no seu currículo três longas e 15 curtas-metragens. O documentário, a Batalha do Passinho, foi vencedor da Mostra Novos Rumos no Festival do Rio de Janeiro.

Quebradeira

E no dia 18, a partir das 14h acontece um dos momentos mais esperado do encontro a Batalha do Pagode, no Teatro Gregório de Mattos. Os vencedores da Batalha serão premiados. Os primeiros colocados das categorias feminina e masculina receberão R$ 700. Quem ficar em segundo o prêmio será de R$ 400,00.  A batalha vai contar com a participação especial do rapper Mr Armeng e do DJ Mauro Telefunksoul.

O EPA!

O EPA! é mais uma realização da ExperimentandoNus Cia de Dança. O encontro visa a disseminação da arte negra e periférica, através de várias linguagens artísticas.  O projeto conta com a direção de Bruno de Jesus e Inah Irenam.

O projeto foi contemplado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos – 2016. Tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]