Salvador: Bairro da Mouraria abriga o elegante Hotel Lar Sênior Residence

Fachada do Hotel Lar Sênior Residence, em Salvador.

Fachada do Hotel Lar Sênior Residence, em Salvador.

Instalações do Hotel Lar Sênior Residence, em Salvador.

Instalações do Hotel Lar Sênior Residence, em Salvador.
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Instalações do Hotel Lar Sênior Residence, em Salvador.

Instalações do Hotel Lar Sênior Residence, em Salvador.
Na foto: Lar Sênior Residence
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Lilian Piedade, gestora do Fachada do Hotel Lar Sênior Residence, em Salvador.

Lilian Piedade, gestora do Fachada do Hotel Lar Sênior Residence, em Salvador.

Um novo conceito de residência temporária ou permanente para idosos surge em meio ao casario histórico e o ambiente familiar do bairro da Mouraria, no centro de Salvador. Utilizando a estrutura de um elegante prédio do século 19, o hotel Lar Sênior Residence será inaugurado no dia 5 de novembro de 2018, às 17 horas, como a primeira residência da terceira idade da capital baiana em ambiente hoteleiro e com cuidados de saúde diário.

O evento de inauguração acontece junto com o lançamento da campanha de restauração da vizinha Igreja de Nossa Senhora da Palma, que será entregue à Fraternidade Samaritanos Beneditinos. Uma missa será celebrada para ambos os empreendimentos, às 17 horas, pelo arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

A proposta do hotel Lar Sênior Residence é oferecer requinte, serviço de excelência e a integração do idoso a um convívio saudável. Isto tudo em um ambiente que preserva traços da memória cultural de Salvador. O prédio, onde funcionava o hotel boutique A Casa das Portas Velhas, faz parte de um sítio arquitetônico tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, com a chancela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Está situado no Largo da Palma, número 6, próximo ao Centro Histórico. A área preserva o aspecto colonial, com seus sobrados e casarões, além da própria Igreja de Nossa Senhora da Palma, uma construção do século 17 que abriga obras barrocas de importantes artistas brasileiros.

Estímulo ao bem-viver

O hotel Lar Sênior Residence é uma residência diferenciada na Bahia e no Nordeste, totalmente preparada para que o idoso se sinta em casa, sem perder sua autonomia e liberdade. É um ambiente seguro e confortável, que permite uma boa acolhida e adaptação e estimula a manutenção dos vínculos familiares.

O novo lar da terceira idade acolhe homens e mulheres acima dos 60 anos, com estadia permanente, temporária ou turística. Os hóspedes e residentes contam com a assistência de uma equipe de profissionais qualificados, enfermeiros, cuidadores, nutricionista, arte-educador e assistente social, aptos a prestar um atendimento dedicado e cuidadoso.

O idoso é submetido a uma rotina que estimula o bem-estar físico e mental e o livre exercício de suas faculdades. A convivência harmoniosa, a atividade em grupo e a valorização do indivíduo são incentivadas com práticas cotidianas de jogos, criações artísticas, programações culturais, recreação, passeios, música e rodas de bate-papo, entre outras.

“A casa está preparada e equipada para receber pessoas autônomas ou em situação de dependência”, diz a idealizadora Lílian Piedade, que comanda a conceituada Casa de Repouso A Flor da Idade. “A proposta é que o idoso se sinta numa nova etapa, sem perder a identificação de um lar e participando ativamente de uma vida comunitária”, acrescenta.

Família presente

O conforto e a comodidade são marcas do hotel Lar Sênior Residence, que oferece serviços de lavanderia, restaurante com supervisão de nutricionista, salão de beleza e estúdio de pilates. Os quartos possuem banheiro privativo, ar condicionado, ventilador de teto, frigobar, TV a cabo e internet.

“Para estimular a manutenção do vínculo familiar do hóspede, a casa dispõe ainda do Family Room, um espaço privado e aconchegante, preparado para receber os familiares visitantes em rodas de conversa e gastronomia”, informa Lílian.

Na parte decorativa, há um cuidado com o estilo e a adequação artística. As acomodações são harmonizadas com mobiliário elegante, que inclui relíquias e antiquários de vários lugares do mundo. O bom gosto está presente na estatuária, na tapeçaria, no mobiliário, nos quadros e no acervo de portas antigas recolhidas das ruínas de casarões do Centro Histórico de Salvador.

Localização

O hotel Lar Sênior Residence possui localização estratégica, nas proximidades de importantes sítios históricos de Salvador. A 800 metros está o Pelourinho, com mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18, igrejas, museus, restaurantes, lojas e pessoas do mundo todo circulando por suas vielas, ladeiras e largos. Também está próximo a outros importantes cartões-postais da Bahia, como o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo.

O bairro da Mouraria, onde o hotel está situado, é caracterizado pelo clima familiar e tranquilo, a camaradagem de seus habitantes e as ruas de paralelepípedos, um ambiente onde o tempo parece ter parado. O local abriga ainda restaurantes com cadeiras dispostas no chão antigo e mesas servidas com pastéis e lambretas.

Idealizadora

A empresária Lílian Piedade, idealizadora do Lar Sênior Residence, é assistente social e chanceler da Soberana Ordem Intercontinental de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais. Entre outras atividades profissionais, foi coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas e do Abrigo São Lázaro e diretora da Secretaria da Justiça do Estado da Bahia.

O trabalho com os idosos tornou-se sua principal bandeira, com a perspectiva de proporcionar o melhor ambiente para acolhê-los. Com este objetivo, fundou, em 2014, a Casa de Repouso A Flor da Idade, que vem conquistando reconhecimento e prêmios nacionais e internacionais.

*Com informações do site Portal Turismo Total.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).