Rede elétrica automatizada começa a funcionar em Feira de Santana

Evento de apresentação do sistema de automatização inteligente na rede de distribuição de energia.

Evento de apresentação do sistema de automatização inteligente na rede de distribuição de energia.

A cidade de Feira de Santana agora conta com uma automatização inteligente em sua rede de distribuição de energia. Conhecido como Self-Healing, a tecnologia permite uma reconfiguração automática que diminui ao máximo o alcance de problemas como quedas de energia e possibilita a restauração do fornecimento elétrico em pouco tempo.

O sistema vem sendo implantado pela Coelba na rede de Feira de Santana desde abril deste ano, e é fruto de um investimento de cerca de 21 milhões de reais. Para a sua ativação, foram substituídos 15 quilômetros de cabeamento, instalados 128 novos religadores na rede (totalizando 241) e construídas novas interconexões entre 11 subestações da cidade.

O evento de apresentação aconteceu na última quarta-feira (31/10/2018). O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, representou o prefeito Colbert Martins Filho no ato.

Cidades como Morro de São Paulo, Jacobina e Juazeiro também receberam o sistema em 2018. Porém, para o superintendente da Coelba Carlos Lopes, a implantação em Feira de Santana é diferente.

“Feira de Santana, para nós, é um divisor de águas. Se Feira de Santana tiver um sistema elétrico robusto, um sistema elétrico estável, toda a Coelba vai ter uma qualidade de energia boa”, afirmou.

Como funciona o Self-Healing

O termo inglês Self-Healing pode parecer complicado, mas a sua finalidade não é difícil de ser entendida. O sistema possui dispositivos que coletam e monitoram as informações da rede elétrica constantemente. Caso seja identificada alguma falha, o próprio sistema se encarrega de desativar a origem do problema e recompor o restante.

“Se você perdeu um alimentador com 10.000 clientes, o sistema vai isolar o defeito e 100 clientes ficarão desligados, mas os outros 9.900 clientes são religados em questão de segundos”, explicou Carlos Lopes.

A expectativa é de que o novo sistema beneficie diretamente cerca de 270 mil clientes da Coelba no município.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]