Quatro doações de múltiplos órgãos beneficiam 18 pessoas na Bahia

Em menos de 12 horas a Bahia registrou quatro doações de múltiplos órgãos, que irão beneficiar 18 pessoas com fígados, rins e córneas. Duas captações ocorreram no Hospital Geral do Estado (HGE), quando os familiares de dois homens doaram seus órgãos. As outras ocorreram no Hospital do Subúrbio. As famílias de duas pacientes, que foram a óbito depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), fizeram a doação.

Os órgãos foram encaminhados para o Hospital Ana Nery (da rede própria da Secretaria da Saúde do Estado), Hospital Português, ambos em Salvador, e Pedro Alcântara (Feira de Santana), além de hospitais em outros estados.

Embora entendendo o momento delicado da família que está perdendo um ente querido, América Carolina Sodré, coordenadora da Central de Transplantes, ressalta o altruísmo de quem mesmo em momento de dor consegue dar esperança de vida a outras pessoas.

Ela explica que ainda hoje a rejeição familiar é alta, em torno de 58%, mesmo com ações constantes por parte da Coordenação Estadual de Transplantes, que vão desde o trabalho de capacitação das equipes das unidades de saúde até a abordagem dos familiares.

Ela ainda acrescenta que as captações realizadas em curto espaço de tempo demonstram que o Estado possui estruturas hospitalares adequadas e profissionais especializados para a realização de transplantes.

De acordo com América Carolina, o Estado contempla a capital e o interior. Só em Salvador, 13 estabelecimentos estão habilitados para realizar transplantes. Destes, dois hospitais de grande porte são da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab): Hospital Ana Nery (HAN), que está habilitado para fazer transplantes de rim, pulmão e coração, e o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), habilitado para fazer transplantes de rins e fígado.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]