+ Manchetes >

Programa Sonora Brasil traz à Feira de Santana o concerto da Sociedade Musical União Josefense

Cartaz anuncia concerto da Sociedade Musical União Josefense na 4ª etapa do Projeto Sonora Brasil.

Cartaz anuncia concerto da Sociedade Musical União Josefense na 4ª etapa do Projeto Sonora Brasil.

Com mais de 140 anos de trajetória, a Sociedade Musical União Josefense é hoje Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de São José, município onde está sediada na região metropolitana de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Fundada em 1876, a partir da fusão de três antigas bandas, a União Josefense é composta por um total de 28 músicos e conta com uma escola de música que oferece aulas gratuitas de instrumentos de sopro e percussão a jovens maiores de 12 anos. Com repertório variado, o grupo transita por arranjos e adaptações de música popular e erudita, além de marchas, hinos, dobrados e músicas ligadas a festividades religiosas.

Através do biênio 2017/2018 do projeto Sonora Brasil, que traz este ano para a Bahia o tema Bandas de música: formações e repertórios, a Sociedade Musical União Josefense tem circulado, somente nestes dois anos, mais de 100 cidades do Brasil, sendo um dos quatro grupos selecionados no país para representar e compor este panorama da diversidade e relevância das bandas de música na formação musical brasileira. Neste contexto, seu papel é apresentar repertório composto originalmente para bandas de música, como dobrados e marchas religiosas, bem como ilustrar a fase de transição na história das bandas, com a inclusão de gêneros populares dançantes, típicos do ambiente das gafieiras.

Conduzida pelo regente Jean Gonçalves, esta formação conta com Vinícius Inácio Nery (flauta e flautim), Braion Jhonny Zabel (clarinete), Rui Gilvano da Silva (clarinete), Ney Platt (saxofone alto), Jean Carlos da Silva Rodrigues (trompete), João Paulo Trierwaller (trompete), Artur José Fernandes (trombone), Gabriel dos Santos Guimarães (bombardino), João Geraldo Salvador Filho (tuba), Jean Leiria (percussão) e Cristiano Canabarro Forte (percussão).

O Sonora Brasil

Sonora Brasil chega à sua 21ª edição como o maior programa de circulação musical do Brasil, realizando aproximadamente 450 concertos por ano em mais de 100 cidades do país. Com apresentações de cunho essencialmente acústico, o Sonora Brasil apresenta dois temas a cada biênio que serão desenvolvidos sempre por oito grupos de diferentes regiões do país. Tratam-se de expressões musicais não comerciais, pouco difundidas e que integram o amplo cenário da cultura musical brasileira. Com este rigor, o Sonora Brasil busca despertar um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e hábitos de apreciação musical, pela valorização da autenticidade sonora das obras, de seus intérpretes e da música genuinamente brasileira.

Agenda

O quê: Concerto da Sociedade Musical União Josefense (SC)

Quando: 12 de novembro de 2018, às 20 horas

Onde: auditório do CENEB, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana

Classificação: livre

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]