Hospital Clériston Andrade é homenageado por ter participado do III CIDEM, em Feira de Santana

Equipe do Hospital Geral Clériston Andrade foi homenageada por ter participado do III Congresso Internacional de Desastres em Massa.

Equipe do Hospital Geral Clériston Andrade foi homenageada por ter participado do III Congresso Internacional de Desastres em Massa.

A direção e toda equipe do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foram homenageados na quinta-feira (01/11/2018) por ter participado do III Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), ocorrido de 23 a 25 de agosto de 2018, em Feira de Santana. A comissão responsável pelo congresso visitou o HGCA e entregou pessoalmente um certificado em agradecimento pela pioneira participação da unidade no III CIDEM.

O Professor Dr. Jeidson Marques, coordenador do projeto e o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia, Júlio Nascimento Silva, parabenizaram o diretor-geral, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, pela coragem e determinação de ter envolvido toda a unidade, no dia 25 de agosto, na simulação realística de acidente em massa com produtos perigosos (QBRN-Químicos, Biológicos, Radioativos Nucleares). “O HGCA foi o único hospital público do Brasil participante de um simulado de desastre em massa envolvendo QBRN. E sem dúvida isso só ocorreu porque a direção acreditou e confiou no projeto. O socorro às ‘múltiplas vítimas’ foi feito dentro do esperado, o que vem a demonstrar que caso ocorra um acidente desta magnitude o hospital Clériston Andrade está preparado”, disse o Ten. Cel. Júlio Silva.

De acordo com o diretor-geral do HGCA, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, mais de 200 funcionários foram envolvidos nesta atividade que teve como palco a emergência. “Para nós do HGCA a participação no CIDEM foi além de tudo um aprendizado e também a certeza de que esta unidade está mais do que preparada para atender grandes desastres, caso isso venha a ocorrer. Somos gratos aos organizadores do CIDEM por ter nos dado esta oportunidade”, conclui DR. Pitangueira.

Sobre o CIDEM

Este Projeto é uma iniciativa do Programa de Extensão Laboratório de Comunidade (PROLAC), do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana – BA – Brasil. Regulamentado pela Resolução CONSEPE Nº 070/2014.

O CIDEM é um projeto humanitário, promovendo a integração de forças militares e civis que agem em desastres, bem como, a qualificação profissional e da população diante de situações de Desastres em Massa.

A partir da troca de experiências em âmbito local, nacional e internacional, aproxima a realidade acadêmica da realidade diária de profissionais que estudam, treinam e atuam em situações de desastres.

Ações solidárias para ajudar vítimas de desastres, marginalizados da sociedade e ajuda a comunidades necessitadas fazer parte das ações da equipe de organizadores e monitores do Projeto CIDEM.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]