Governo do Estado da Bahia assina convênios de mais de R$10 milhões para agricultura familiar em Seabra

O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva assinou no município de Seabra, 41 convênios com associações e cooperativas da agricultura familiar.

O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva assinou no município de Seabra, 41 convênios com associações e cooperativas da agricultura familiar.

O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, assinou, nesta terça-feira (06/11/2018), no município de Seabra, 41 convênios com associações e cooperativas da agricultura familiar, com investimentos de mais de R$ 10 milhões, que beneficiarão mais de mil famílias.

Foram contemplados agricultores familiares de instituições selecionadas nos editais de Agroindústrias, Quilombolas, Indígenas, Alianças Produtivas, Bovinocultura e Caprinocultura, nos municípios dos territórios de identidade Chapada Diamantina, Velho Chico e Piemonte da Diamantina.  A ação faz parte de um mutirão, que está sendo realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para dar celeridade às ações do Bahia Produtiva.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que os editais resultam em um esforço conjunto realizado pelo governo estadual, prefeituras, associações e cooperativas e outras instituições: “São editais feitos em parceria com os agricultores, recursos para dinamizar diversas cadeias produtivas, que devem ser executados com responsabilidade e seriedade”.

Segundo o diretor presidente da CAR, Wilson Dias, “o Bahia Produtiva tem 873 projetos aprovados, mas só 504 convênios assinados: “Queremos depositar, ainda este ano, os recursos que estão sendo assinados aqui, para que esses projetos comecem a ser executados o mais breve”.

Para o quilombola João Batista, da Associação Comunitária de Tirana, do município de Bonito, o Bahia Produtiva representa um grande avanço para a comunidade. No local, será entregue uma máquina de beneficiar café e um trator cafeeiro, por meio do edital Quilombolas: “Esse projeto que a gente conquistou é algo que a comunidade vem buscando há muito tempo. Com ele, temos certeza que haverá melhoria para toda a comunidade, moradores e todas e todos os beneficiários. Serão vinte famílias beneficiadas. O trator é para fazer todos os trabalhos das roças, da lavoura e a máquina para poder beneficiar o café. São coisas que a comunidade sonhava muito em ter e, agora, a gente está conquistando através desse projeto”.

O representante da Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (COOPERBIO), Laércio Alves, afirmou que as ações, que serão executadas por meio do edital Aliança Produtiva, serão essenciais para promover a cooperativa: “Vai nos trazer a possibilidade de agregar valor, inclusive de acesso a novos mercados. Vamos ter a oportunidade de ter uma torrefação, produzir nosso próprio café, embalar e botar no mercado. Esse edital traz uma nova perspectiva de vida e melhoramento de renda para os cooperados e as associações que estão vinculadas ao projeto”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]