Feira de Santana: Jovens de Bonfim de Feira participam de oficina no Museu Casa do Sertão

Crianças e adolescentes de Bonfim de Feira participam de oficinas de artes e conhecem acervo do Museu Casa do Sertão.

Crianças e adolescentes de Bonfim de Feira participam de oficinas de artes e conhecem acervo do Museu Casa do Sertão.

Crianças e adolescentes do Distrito de Bonfim de Feira participaram, sábado (10/11/2018), de oficinas de artes e conheceram acervo do Museu Casa do Sertão, localizado no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. A visita fez parte do projeto Bonfim em Foco, criado por professores do Departamento de Exatas (Dexa) e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão, e integrou as atividades em comemoração aos 40 anos de implantação do Museu.

A iniciativa integrou a ação ‘Sábado Divertido”, desenvolvido há três anos em parceria com o Projeto Bonfim em Foco, executado por professores da Uefs em Bonfim de Feira. Conforme Gracinete Souza, docente do Dexa e coordenadora do projeto, nos eventos promovidos na sede e na zona rural do distrito foi percebida a curiosidade não apenas do público adulto, como também de crianças e adolescentes, muitos filhos de pequenos agricultores, que queriam saber mais sobre o universo de uma instituição de ensino superior.

Ela comentou a importância da arte para os jovens, salientando a manutenção do que classifica de criatividade nata da criança. “São memórias construídas pelo ser humano e que se encontram adormecidas, importantes para o desenvolvimento emocional e intelectual do indivíduo e das sociedades”.

Os visitantes participaram de duas oficinas, a primeira de pintura com pigmentos naturais ministrada por Gemicrê Nascimento, artista plástico e professor da Uefs e modelagem no barro em conexão com a obra de Crispina dos Santos, realizada por Joseane Macedo, museóloga do Museu Casa do Sertão.

O Projeto Bonfim em Foco, no início, esteve voltado para atividades acadêmicas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Geotecnia, Recursos Naturais e Geoprocessamento da Uefs. O interesse da comunidade fez com que os professores envolvidos promovessem ações em diversos campos, como história local, religiosidade, oficinas artísticas e educação ambiental, buscando, inclusive, o envolvimento de crianças e adolescentes através de contação de histórias e a criação do Grupo da Árvore e o Segredo do Passarinho.

O Museu Casa do Sertão funciona às segundas-feiras, das 14 às 17:30 horas. De terça a sexta-feira, o atendimento é das 8 às 11:30 horas e das 14 às 17:30 horas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]