Feira de Santana: Atividades do CEU Aviário estimulam pacientes com câncer a enfrentar a doença

Caminhada pelas ruas do Bairro Aviário encerra programação do Outubro Rosa.

Caminhada pelas ruas do Bairro Aviário encerra programação do Outubro Rosa.

Dentre os vários resultados positivos da programação do Outubro Rosa no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no Bairro Aviário, um deles é destacado de forma especial por todos os envolvidos nas atividades: a integração social e o resgate da autoestima de uma paciente em tratamento contra o câncer de mama. Nesta quarta-feira (31/10/2018), uma caminhada pelas ruas do bairro marcou o encerramento da programação do Outubro Rosa em Feira de Santana.

As atividades do encerramento do mês na Praça do CEU foram marcadas por testes de HIV, VDRL – teste de sífilis, Hepatite B e C, HGT – teste de glicemia e aferição de pressão. Foram feitas solicitações de exames laboratoriais e também mamografia, além de indicações de exercícios aeróbicos.

Durante todo o mês as atividades envolveram tanto os alunos do CEU, como vizinhos, amigos e familiares. A mensagem sobre a importância do auto-exame e de hábitos fundamentais para a prevenção foi levada para todo o bairro através de palestras, oficinas culturais e artísticas, e atividades físicas.

A educadora física Daiane Araújo, que trabalha com atividades funcionais que estimulam pessoas em situações de obesidade, sedentarismo, depressão, ou até mesmo no próprio tratamento contra o câncer, como é o caso de uma das alunas, ressalta que os resultados do Outubro Rosa ganharão continuidade nos demais meses.

“O nosso trabalho é conscientizar para que aprendamos a nos tocar, venhamos nos prevenir e também fazer com que as pessoas que têm a doença entendam que, por mais que pensemos como uma doença grave, ela tem cura”, ressalta. “Temos uma aluna em tratamento contra o câncer, que faz parte do nosso grupo de atividade para idosos. Ela ainda não consegue falar abertamente sobre o assunto, mas a gente já percebe os avanços. Esta semana ela veio sem o lenço, e quando chegou sem o lenço todo mundo elogiou, e ela sorrindo. Ou seja, já percebemos que ela está começando a aceitar melhor, e graças a Deus ela tem tido também bons resultados”, completa Daiane.

Mudança de vida

A dona de casa Rosalice Nascimento de Oliveira Freitas é um dos exemplos de mudança de vida, a partir das atividades do CEU. “Só ficava em casa, somente nos afazeres domésticos, que não nos ajuda naquilo que é mais importante, que é a nossa saúde. Então, quando eu comecei a participar das atividades, minha vida mudou literalmente, a autoestima, a convivência aqui também é muito boa, fazemos amizades e em troca recebemos saúde”, observa.

Saúde preventiva

A equipe de saúde do Posto de Saúde de Família (PSF) Aviário III participou disponibilizando os atendimentos e orientando a comunidade. “Muito importante para aproximar a unidade de saúde da comunidade e para promovermos aquilo que é o nosso principal objetivo: a saúde preventiva”, destacou a enfermeira Fernanda Santos.

Para o diretor do CEU Aviário, Ruy Contreras, outro importante objetivo alcançado durante o Outubro Rosa foi o esclarecimento de dúvidas dos moradores. “A comunidade ainda é carente de informação. Mesmo tendo a oportunidade, muitos ainda se prendem e tem medo de procurar ajuda”, revela.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]