Feira de Santana: Aposentado caminha quilômetros para homenagear São Judas Tadeu

O aposentado Reginaldo Silva é devoto de São Judas Tadeu.

O aposentado Reginaldo Silva é devoto de São Judas Tadeu.

Agricultor aposentado, Reginaldo Silva percorreu a pé os 3 quilômetros que separam sua casa da igreja católica do povoado de Mantiba, no Distrito da Matinha, em Feira de Santana, com alegria e fé. A motivação para o esforço vem da devoção a São Judas Tadeu, santo homenageado na noite de sábado (03/11/2018), no povoado.

“Seu” Reginaldo acompanha a festa há 20 anos. “Desde que tinha 44 anos passei a comparecer na festa de São Judas Tadeu. Me sinto feliz em prestar essa homenagem a ele”, explica.

Uma tradição de família

Dival de Jesus Silva prestigia a festa de São Judas Tadeu há 30 anos. Ele foi o organizador do evento este ano. “Acompanho essa festa maravilhosa há 30 anos. Desde criança. Tradição de família e este ano como organizador, graças a Deus, e a meu santo”, destaca.

E a festa organizada por Dival teve, no início da noite, uma procissão que percorreu as ruas centrais do povoado. Em seguida, todos foram até a igreja para assistirem a celebração de missa em homenagem a São Judas Tadeu. Momento de emoção para muita gente.

A festa religiosa no povoado completa este ano 71 anos de existência. Dival conta que o surgimento da Mantiba se deve, em boa parte, à devoção das pessoas da época a São Judas Tadeu. “Aqui existiam apenas duas ou três casas espalhadas. Aí ‘seu’ Braz Ferreira, um dos moradores da época, construiu um cruzeirinho. A partir daí, algum tempo depois, vieram a igreja e outras casas”, informa.

Santo era primo de Jesus

São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos de Jesus. Era filho de Cléofas (irmão de São José) e de Maria de Cléofas (irmã de Nossa Senhora). Ele era primo de Jesus. Diziam que se parecia muito com o Mestre. São Judas era também irmão de São Tiago, chamado “O Menor”, e de São Simão. Ambos discípulos de Jesus. O nome Judas significa “Deus seja louvado”. Ele e Judas, o traidor, não eram a mesma pessoa.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]