Feira de Santana: 1º ‘Dançaê’ ocorre na Escola Álvaro Boaventura no Distrito de Bonfim de Feira

Alunos da Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura do Distrito de Bonfim de Feira participam do 1º Festival Dançaê.
Alunos da Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura do Distrito de Bonfim de Feira participam do 1º Festival Dançaê.

O gosto dos alunos da Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura pela dança, herdado das tradições culturais do Distrito de Bonfim, em Feira de Santana como a capoeira e o samba de roda, deu origem ao 1º Festival Dançaê. Desde o dia 20 de outubro, ritmos musicais como o forró, salsa, country, hip-hop e rock n’ roll vêm marcando os sábados letivos na unidade de ensino.

Eveline Souza Pinto, diretora da escola, conta que a ideia surgiu de uma conversa entre ela e as professoras Janivalda Medeiros dos Santos, de Língua Portuguesa e atual vice-diretora, e Joilce Luna Silva, de História. “Elas comentaram da necessidade de haver uma programação mais atrativa para os alunos, por conta da faixa etária, e voltada para a dança, por conta do entusiasmo que eles já demonstravam. Eu sugeri o nome! ”, conta aos risos.

Desenvolverem capacidades corporais e culturais

“Mas não é só a dança pela dança”, garante a diretora. Antes de suas apresentações, os alunos fazem pesquisas sobre o ritmo que escolheram; suas origens, passos, onde e quando surgiram, dentre outros pontos, o que contempla um dos objetivos do Festival: proporcionar meios que levem os alunos a desenvolverem capacidades corporais e culturais, alcançando, assim, o ensino-aprendizagem. “Antes da prática, vem a teoria”, completa Eveline.

A abertura do 1º Dançaê aconteceu no dia 19 de setembro; dois grupos de dança do Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira, do município de Anguera, se apresentaram naquele dia, além do grupo de forró dos alunos da Álvaro Pereira. O Festival é destinado aos alunos do Ensino Fundamental II, mas a apresentação de um dos grupos visitantes deixou Sofia Moreira Santos e Maria Vitória Lima Bastos, alunas do Grupo 5, alegres demais para não se apresentarem.

“A professora delas me chamou para vê-las na sala. Quando vi que repetiam os passos da dupla que havia se apresentado anteriormente, perguntei se queriam se apresentar também no dia seguinte e elas toparam na hora! ”, conta a diretora. Deram show no sábado, 20, juntamente com os grupos de salsa e country. No último sábado, 10 de novembro, foi a vez dos alunos do hip-hop (dança de rua) e rock n’ roll.

O encerramento do Festival acontece no dia 1º de dezembro com apresentações de frevo pelos alunos da Álvaro Pereira, Roque da Viola e grupo Samba de Roda Mirim, do município de Antônio Cardoso.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141153 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.