Estudantes protagonizam encontros territoriais de arte e cultura em várias cidades do interior da Bahia

Grupo de Teatro da Rede Estadual da Bahia.

Grupo de Teatro da Rede Estadual da Bahia.

Os estudantes da rede estadual de ensino estão participando das etapas territoriais dos projetos estruturantes de arte e cultura promovidos em todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) em várias cidades do interior. Os projetos, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, visam dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil por meio das criações em distintas linguagens. Além disso, as apresentações de música, dança, teatro, audiovisual, artes visuais, arte patrimonial e canto coral movimentam as cidades do interior promovendo a integração das escolas com o território.

Os projetos de arte e cultura são: Tempos de Arte Literária (TAL); Artes Visuais Estudantis (AVE); Festival Estudantil de Teatro (FESTE); Festival Anual da Canção Estudantil (FACE); Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE); Dança Estudantil (DANCE); Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (PROVE). Em paralelo também estão sendo desenvolvidos os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP).

Nesta terça-feira (06/11/2018), em Paulo Afonso (NTE 24), a 472 km de Salvador, foi iniciada a etapa territorial do JERP com partidas de futebol realizadas na quadra do IFBA. Nestas quarta e quinta-feira (7 e 8) acontecerão os jogos de futsal, basquete, queimada, handebol, voleibol e vôlei de praia. As partidas serão realizadas em diferentes locais como o Estádio Álvaro de Carvalho, Clube Operário de Paulo Afonso (COPA) e a Vila Militar. Já a culminância dos projetos de arte e cultura serão realizadas nos dias 21 e 22 de novembro.

O estudante Geison Ítalo de Oliveira, 15, 9° ano, foi um dos participantes das partidas de futebol. “Este é meu último ano aqui no colégio e estou aproveitando os jogos, ao máximo, porque gosto muito de jogar futebol com os meus colegas e estudantes de outras cidades”, afirmou.

No município de Eunápolis (NTE 27), a 529 km da capital, nesta quarta-feira (7), às 14 horas, será realizada a etapa regional dos projetos FESTE, DANCE, EPA e PROVE, no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento (CETEP). Já no dia 22 de novembro, às 16 horas, serão realizadas as apresentações dos projetos FACE, TAL, ENCANTE e AVE, no Hotel Portal de Eunápolis.

A estudante Luana Rodrigues Santos, 19, 3° ano, do Colégio Estadual Eloyna Barradas, de Eunápolis, já está na expectativa para o evento. “Vou apresentar com minha equipe uma coreografia afro com a música ‘Canto do negro’ e estou muito animada para mostrar nosso talento no palco”, disse a estudante, que começou a tomar gosto pela dança aos 13 anos de idade.

Confira o calendário das etapas territoriais dos projetos de arte e cultura por NTE

29 e 30 de novembro – Irecê

22 e 23 de novembro – Bom Jesus da Lapa

22 de novembro – Seabra

22 de novembro – Serrinha

28 de novembro – Itabuna

14 de novembro – Valença

20, 21 e 22 de novembro – Teixeira de Freitas

9 de novembro (AVE), 29 de novembro (FESTE, ENCANTE, TAL e FACE), 30 de novembro (PROVE, EPA e DANCE) – Itapetinga

24, 25 e 26 de outubro – Amargosa

22 e 23 de novembro – Juazeiro

7 e 08 de novembro – Barreiras

25 e 26 de novembro – Macaúbas

7 (ENCANTE e DANCE), 8 de novembro (TAL, FESTE e FACE) – Caetité

30 de novembro – Itaberaba

28 e 29 de novembro – Ipirá

27 e 28 de novembro – Jacobina

21 e 22 de novembro – Ribeira do Pombal

23, 26 e 27 de novembro – Alagoinhas

12, 13 e 14 de novembro – Feira de Santana

21 e 22 de novembro – Vitória da Conquista

24 de outubro – Santo Antônio de Jesus

26 e 27 de novembro – Jequié

21, 22 e 23 de novembro – Santa Maria da Vitória

21 e 22 de novembro – Paulo Afonso

13 de novembro – Senhor do Bonfim

A definir – Salvador

7 de novembro (DANCE, FESTE, EPA e PROVE), 22 de novembro (FACE) – Eunápolis

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]