Conferência internacional na Alemanha discute a implantação de modelo participativo idealizado no Brasil | Por Clóvis Roberto Zimmermann

Clóvis Roberto Zimmermann palestra em Berlin, Alemanha

Conferência internacional na Alemanha discute a implantação de modelo de orçamento participativo idealizado no Brasil.

Conferência internacional realizada em Berlin entre os dias 25-27 de novembro de 2018 com a participação de pessoas de muitos países do mundo (Alemanha, França, Bélgica, Portugal, Ucrânia, República Dominicana, Tunísia, Brasil, Bulgária etc) discutiu os processos em curso de implantação de orçamentos participativos em várias cidades do mundo.

A conferência foi organizada pela Rede alemã “Bürgerhaushalt”, com a participação do “Centro Federal Alemão de Formação Política”. O tema central discutido foi a participação cidadã na distribuição dos recursos do orçamento público, sendo seu modelo orientado nas experiências brasileiras do ‘Orçamento Participativo”. A atividade ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro de 2018, na Kalkscheune, próximo ao Parlamento alemão e Portão de Brandemburgo, em Berlim, na Alemanha.

A mesa de abertura foi composta por Kira Belghulth, secretária-geral-geral da participação pública do Governadores de Ariana na Tunísia; Kamel Louhichi, secretário-geral-chefe da participação cívica da província, Ben Arous da Tunísia; Prof. Dr. Norbert Kersting da Universidade de Münster, Alemanha, Prof. Dr. Rafael Toribio da Universidade de INTEC de Santo Domingo, República Dominicana; Konrad Hummel, diretor executivo da Mannheimer Wohnungs – und Stadtentwicklungsgesellschaft MWSP, Alemanha e Clovis Roberto Zimmermann professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Essa mesa destacou a experiência do orçamento participativo na Tunísia, assim como na República Dominicana bem como na Alemanha. O Prof. Dr. Norbert Kersting destacou a importância da participação cidadã no sentido de defender a democracia, a qual estaria no momento atual sendo constantemente questionada em muitas partes do mundo inclusive na Alemanha.

Posteriormente, experiências internacionais bem-sucedidas de processos participativos foram apresentadas, tais como a de Sosnitsya na Ucrania, apresentada pelo seu prefeito Andri Portny. Segundo o prefeito, o objetivo de ampliar a participação cidadã surgiu da necessidade de melhorar a relação entre os cidadãos e a gestão pública. Também foi feita uma comparação entre a experiência de Paris e Berlim no que tange ao processo de implantação do orçamento participativo. A experiência de Paris chamou bastante a atenção, iniciando em 2014 com a participação de cerca de 40 mil pessoas. A ideia do orçamento participativo em Paris surgiu de projetos que já haviam sido concretizados no exterior, como em Porto Alegre, e em outras áreas da França. Atualmente, mais de 46 cidades francesas adotam o orçamento participativo. Os objetivos dos orçamentos participativos na Europa visam sobretudo aproximar os cidadãos comuns com a gestão pública. A proximidade dos cidadãos é vista também como um um dos pilares da vida republicana francesa.

*Clóvis Roberto Zimmermann, Doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha e Professor Adjunto de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: [email protected]

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Clóvis Roberto Zimmermann
O pesquisador Clóvis Roberto Zimmermann é doutor em Sociologia pela Universidade Heidelberg (Ruprecht-Karls) (2004), possui graduação em Teologia pela Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1996); é professor adjunto do curso de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador da pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA e é professor do programa de doutorado em Sociologia da UFBA; tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Políticas Sociais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria das políticas sociais, participação popular e direitos humanos. *E-mail: [email protected]