Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos outorga título de ‘Amigo da Marinha’ ao jornalista e cientista social Carlos Augusto; Solenidade ocorreu no Forte de Santo Antônio, em Salvador

Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB), durante solenidade de outorga do título 'Amigo da Marinha'.

Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB), durante solenidade de outorga do título ‘Amigo da Marinha’.

Solenidade de outorga do título de ‘Amigo da Marinha’ ao jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Solenidade de outorga do título de ‘Amigo da Marinha’ ao jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Solenidade de outorga do título de ‘Amigo da Marinha’ ao jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Solenidade de outorga do título de ‘Amigo da Marinha’ ao jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Chefe do Estado-Maior do Comando do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil (2º DN), outorgou título de ‘Amigo da Marinha’ ao jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia. A solenidade militar ocorreu na quarta-feira (21/11/2018), no Forte de Santo Antônio, em Salvador, local onde estão instalados o Museu Náutico da Bahia e o Farol da Barra. O evento acontece todos os anos em alusão ao ‘Dia Nacional do Amigo da Marinha’, celebrado em 6 de novembro.

A homenagem à Carlos Augusto foi decorrente da indicação do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva à comissão de seleção e julgamento dos homenageados. A comissão é formada por Oficiais que atuam no 2º Distrito Naval e membros da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil (SOAMAR Salvador), entidade presidida por Othoniel Santos Filho.

Durante a solenidade, ao discursar, o almirante de esquadra Almir Garnier destacou o lema da Marinha do Brasil (MB), “protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”, relatando que dentre as duas missões, cuidar das pessoas é a que mais empolga os membros da Força Armada. Ele reafirmou o compromisso da Marinha em nunca se voltar contra o próprio povo.

Solenidade da Bandeira

Antes do início da solenidade de outorga das homenagens ocorreu a cerimônia de Arriação da Bandeira Nacional. Ela durou 7 minutos e teve início às 17:34. O horário foi escolhido para coincidir com a retirada da Bandeira Nacional do mastro, com o exato momento em que ocorre o pôr do sol em Salvador.

Presenças

Além de Carlos Augusto, outras 24 personalidades, entre civil e militares, foram homenageadas. Dentre elas, o cantor e compositor Gerônimo Santana Duarte, autor da música ‘É d’Oxum’, escrita em parceria com Vevé Calasans.

Prestigiando o evento, compareceram o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA); Cenina Maria Cabral Saraiva, juíza da Comarca de Salvador; Luiz Holanda, jurista e professor universitário; Zilan Moura, jurista e advogado especialista em Direito Naval; Nelson José de Carvalho, empresário e conselheiro da ABI Bahia; Alessandra de Paula, corretora de imóveis; Jaqueline Lima, assistente de escritório e o Paulo Cezar Soares Pinheiro, capitão de Mar e Guerra; dentre outras personalidades.

Mensagem do Comandante da MB no ‘Dia Nacional do Amigo da Marinha’

Em mensagem oficial alusiva ao ‘Dia Nacional do Amigo da Marinha’, o Comandante da Marinha, almirante de esquadra Leal Ferreira, disse que “as atividades desenvolvidas ao longo dos últimos 39 anos, sempre com entusiasmo e altruísmo, permitem que a Marinha do Brasil alcance uma visibilidade que possivelmente não teria sem a ajuda e empenho dos SOAMARINOS. Como marca representativa e inconteste de sua capilaridade, a SOAMAR conta com sessenta e quatro sedes regionais e uma internacional, em Portugal. A abrangência permite a ampliação do relacionamento entre a Marinha e as sociedades locais”.

Sociedade dos Amigos

As Sociedades Amigos da Marinha (SOAMAR) tiveram início em 1972, com a criação da Associação Santista dos Amigos da Marinha. Em 1979, foi criada a SOAMAR, uma instituição associativa, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, com personalidade jurídica própria e que atua na difusão de conceitos doutrinários ou culturais relacionados com o desenvolvimento e o progresso do Brasil, no que diz respeito a assuntos do mar e vias navegáveis.

Atualmente, existem 58 sedes regionais em todo o Brasil. Através dessas associações eles podem ter acesso e participar de algumas atividades da instituição e são convidados para visitar unidades da Marinha.

Anualmente, o Dia Nacional do Amigo da Marinha é comemorado em 6 de novembro, data do aniversário de nascimento do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca (Rio de Janeiro, 6 de novembro de 1919 — Rio de Janeiro, 3 de abril de 1998), ex-Ministro da Marinha, escolhido como Patrono das Sociedades Amigos da Marinha (SOAMAR), em razão do trabalho desenvolvido em prol da consolidação e multiplicação dessas associações.

Leia +

Comandante do 2° Distrito Naval, vice-almirante Almir Garnier confere título de ‘Amigo da Marinha’ à Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]