+ Manchetes >

UFRB realiza abertura da I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é promovida pela UFRB.

I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é promovida pela UFRB.

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início nesta terça-feira (23/10/2018), às atividades comemorativas da I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, evento instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, e que passa a integrar o calendário de atividades anuais da universidade. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Biblioteca do campus de Cruz das Almas, com a presença de membros da comunidade acadêmica e autoridades locais.

Compuseram a mesa de abertura do evento o reitor da UFRB, Silvio Soglia; o pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas; a coordenadora de Informação e Documentação, Márcia Carneiro; o presidente de honra do evento, Sérgio Matos; o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto, e o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Carlos Estevão Cardoso, representando o chefe-geral. Na plateia, pró-reitores e diretores de Centros de Ensino da UFRB, além de secretários municipais e vereadores.

Em nome do Sistema de Bibliotecas da UFRB, a coordenadora Márcia Carneiro deu as boas aos participantes e destacou a importância de uma semana dedicada ao livro e à biblioteca. “O objetivo é incentivar a leitura e a construção do conhecimento, divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover o acesso à informação e a diversas formas de manifestações artísticas e culturas”, pontuou, agradecendo as parcerias para a realização do evento.

Representando um desses parceiros, o pesquisador da Embrapa, Carlos Estevão Cardoso, ressaltou a importância de articulações locais que envolvam a UFRB, a Embrapa e a Prefeitura Municipal. “Essas três instituições não podem se furtar a apoiar eventos dessa natureza. Quem trabalha com a produção do conhecimento entende o livro como um instrumento de registro. Ele conta uma história, socializa informação, dialoga com os pares e faz com que a geração do conhecimento possa chegar cada vez mais a quem precisa”, disse.

Desafio

Em sua fala, o pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas, defendeu “o resgate da cultura como um espaço de defesa da universidade”. Também nesse sentido, o reitor da UFRB Silvio Soglia reforçou o papel da universidade como “luz diante do momento de obscurantismo”. Para ele, mesmo com diversas formas de acesso ao conhecimento, o livro jamais perderá sua importância. “Quem aqui nunca foi marcado, impactado por um livro? Quem pega gosto pela leitura se liberta, amplia seus horizontes. Possibilitar que isso chegue a mais crianças e jovens é um grande desafio”, afirmou.

O prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto, se disse agraciado pelo evento e anunciou o fortalecimento da parceria com a UFRB para a promoção de atividades de incentivo à leitura, principalmente para a educação infantil, por meio das secretarias da Educação e da Cultura. Ao final, exibiu em sua camisa o trecho de uma mensagem do poeta Castro Alves: “Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar”.

Homenagem

O presidente de honra do evento, professor Sergio Matos, foi homenageado com a Medalha Arthur de Salles, uma referência ao poeta, tradutor e escritor baiano, nomeado bibliotecário da Escola Agrícola da Bahia e um dos membros fundadores da Academia Baiana de Letras. Para a primeira edição da honraria, Matos foi escolhido por sua contribuição para consolidar o Sistema de Bibliotecas da UFRB, por meio de suas doações, e por ser um incentivador nato da leitura.

A entrega da medalha foi feita pela servidora Joane Diogo, da Editora da UFRB, na qual Matos é o superintendente. “Para mim, é uma honra. Desde sempre, eu busco e trabalho com livros. Apesar de ser jornalista há muitos anos, atuando na imprensa local e nacional, o livro sempre foi minha paixão”, disse. Na sequência, ele fez um recital de poemas de sua autoria.

Programação

O evento contou ainda com a apresentação do Coral da UFRB, que abriu a cerimônia, e da cantora Thalita Ataíde, atração musical que encerrou as atividades. A programação segue até o dia 29 e prevê ações variadas, como exposição poética, recitais, contação de histórias, minicursos, sessão de cinema, mesas redondas, oficina da ABNT, Projeto Dose de Leitura, Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon, entre outras. A programação completa está disponível no site do evento (https://www3.ufrb.edu.br/eventos/snlb/programacao/).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]