Superintendência Regional do Trabalho na Bahia sedia exposição que retrata o drama de crianças e adolescentes vítimas do trabalho infantil

Convite para a exposição 'Cartas da Exploração Infantil' do Artista Plástico Elinaldo Costa.

Convite para a exposição ‘Cartas da Exploração Infantil’ do Artista Plástico Elinaldo Costa.

Na próxima segunda-feira (08/10/2018), às 9:30 horas, a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia – SRTb/BA inaugura a Exposição Cartas da Exploração Infantil do Artista Plástico Elinaldo Costa. A mostra estará disponível para visitação pública até o dia 9 de novembro, das 8 às 17 horas, na sede do órgão, localizada no caminho das árvores, em Salvador, e conta com o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT-DS/BA e do Sindicatos dos Auditores fiscais do Estado da Bahia – Safiteba.

Através das telas, os visitantes serão convidados a refletirem sobre o drama das crianças vítimas de trabalhos forçados que se curvam diante da sua própria subsistência. Apesar das cores, traços e formas, as pinturas representam acontecimentos de grave porte. Crianças saindo ligeiramente da infância vivenciam perturbações psicológicas e emocionais devido ao drama, como marionetes de mentes perversas.

No Brasil, infelizmente, essa situação acontece além das telas. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, existem 2.551 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho. Na Bahia, são mais de 240 mil crianças e adolescentes nessa mesma faixa etária, sendo que 48,2% se concentram no setor agrícola.

A Superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz, convida toda a sociedade para conferir de perto a exposição. “O trabalho infantil deve ser combatido por toda a sociedade. Temos muitos números que retratam o triste cenário que ainda temos no Brasil, mas, com essa exposição, queremos mostrar a realidade de outra forma a fim de sensibilizar e convocar todos para erradicar o trabalho infantil que deixa marcas a ponto de comprometer o desenvolvimento físico e psíquico das crianças e dos adolescentes”, ressaltou.

Além da exploração da mão de obra infanto juvenil, as telas também traduzem situações que muitas vezes acontecem em decorrência dessa prática. De acordo com o artista Elinaldo Costa, as pinturas demonstram a queda da criança em um precipício de dor e alucinação quando caem nas redes da pedofilia. Hipnotizadas por mentes perturbadas e perturbadoras logo submergem sem forças para lutar por estarem sob as amarras de uma sociedade de falsos valores. “Apesar dos quadros possuírem beleza cromática e outros adjetivos, as pinturas não poderiam ser omissas em retratar a miséria porque as pessoas ainda precisarão muito do socorro da Arte”, afirma o artista.

O Chefe da Inspeção do Trabalho no Estado da Bahia, auditor José Honorino de Macedo, explica que a abertura desse espaço nas dependências da Superintendência, surge como um canal de comunicação com a sociedade e tem finalidade de manter sempre em pauta o grave problema do Trabalho Infantil. “O contato direto e diário com essa temática faz com que as pessoas passem a refletir mais sobre os malefícios causados pelo trabalho infantil”, ressalta Honorino.

Sobre as ações da fiscalização, o auditor detalha que nos últimos dez anos foram realizadas pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia 3.925 ações fiscais, com 8.890 crianças e adolescentes afastados do trabalho. Até agosto desse ano, foram realizadas em todo o Estado 258 ações fiscais com 75 crianças e adolescentes afastados.

Agenda

O quê: Exposição Cartas da Exploração Infantil do Artista Plástico Elinaldo Costa

Quando: de 8 de outubro à 9 de novembro, das 8 às 17 horas

Onde: Sede da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia.

Endereço: Ria Everton Visco, nº 190, Ed. Boulevard Financeiro – Caminho das Árvores, em Salvador

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]