SETUR Bahia promove aulas de História para visitantes da Festa Literária Internacional de Cachoeira

Fachada da Casa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira.
Fachada da Casa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira.

O turista que visitar a 8ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), de quinta-feira (11/10/2018) a domingo (14), pode aproveitar para conhecer mais sobre edifícios e monumentos históricos da cidade situada no Recôncavo Baiano (a 110 quilômetros de Salvador). O projeto Núcleo do Conhecimento, em implantação pela Secretaria do Turismo da Bahia (SETUR), promoverá aulas, seguidas de roteiro com guia pela região central da cidade.

O objetivo é incrementar o receptivo turístico, oferecendo conteúdo mais qualificado dos fatos históricos do local. “A ideia é nos aproximarmos do universo acadêmico proposto pela FLICA e, ao mesmo tempo, mostrar que Cachoeira reúne história, cultura e tradições que muitas vezes passam despercebidos pelos turistas”, afirma o secretário estadual do Turismo, José Alves.

As aulas terão duração de 40 minutos e serão ministradas pelos historiadores Cacá Nascimento e Fábio Abelha, de quinta a sábado, numa sala da Casa do Governo/Fundação Hansen Bahia.  Em seguida, os participantes serão conduzidos por um roteiro que inclui cinco edificações históricas: Conjunto do Carmo, Casa da Câmara e Cadeia Pública, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Casa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Ponte Dom Pedro II.

Pesquisa

Outra ação da SETUR na FLICA será uma pesquisa para colher opiniões e sugestões dos turistas sobre o evento e sua estrutura. O objetivo é fundamentar o Núcleo de Conhecimento para contribuir com melhorias para as próximas edições.

Palco de importantes episódios ligados ao processo de Independência do Brasil e da Bahia, Cachoeira é tombada desde 1971 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A cidade preserva rico legado cultural, com destaque para a religião de matriz africana e a gastronomia.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141184 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.