Semana acadêmica comemora 50 anos do curso de Letras da UEFS

Cartaz anuncia XVI Semana de Letras da UEFS.

Cartaz anuncia XVI Semana de Letras da UEFS.

No período de 5 a 9 de novembro de 2018, professores, estudantes, egressos e aposentados dos quatro cursos de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se reunirão para celebrar os 50 anos de trajetória na formação de profissionais, durante a 16ª Semana de Letras. A programação consta de palestras, rodas de conversa, oficinas, minicursos, comunicações orais e exposições.

O curso de Letras é o mais antigo da instituição, criado em 1968, como Licenciatura Curta em Letras Vernáculas, na Faculdade Estadual de Educação, antes da constituição da Universidade, e em 1971, funcionando no casarão do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), formou a primeira turma com 28 estudantes.

Durante os 50 anos de funcionamento, o curso dedicou-se à contínua formação de professores, muitos deles oriundos de outros municípios baianos e estados brasileiros.  Os egressos atuam como professores de língua portuguesa, língua inglesa, língua francesa, língua espanhola, professores das literaturas brasileira e portuguesa, tradutores, intérpretes, revisores e editores de revistas, jornais e TV, entre outras ocupações. Também muitos professores dos quatro cursos de Letras da Uefs, hoje, foram formados pela casa.

A partir das pesquisas em Letras, surgiram os mestrados em Estudos literários (PROGEL) e Estudos Linguísticos (PPGEL). Muitas publicações, pesquisas e projetos extensionistas foram realizados, através dos projetos de ensino de línguas estrangeiras como PORTAL, PALLE, Nucli, e os vários núcleos de pesquisa, a exemplo do Núcleo de Leitura, Núcleo de Estudos Canadenses, Núcleo de Humanidades Digitais, Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo e outros, dirigidos a variadas áreas do campo das Letras.

Também durante a celebração, no dia 5 de novembro, ocorrerá a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao escritor baiano Antônio Torres, por iniciativa do Mestrado em Estudos Literários (PROGEL), no sentido de reconhecer a rica contribuição da literatura e da cultura para a elaboração de um pensar mais humanizado e humanizador sobre o mundo.

A programação completa do evento pode ser acessada pelo link https://xvisemaletuefs.wordpress.com/.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]