Salvador: Mesa debate livro que inspira montagem do projeto Fábrica de Musicais

O objetivo do projeto é promover o intercâmbio artístico entre profissionais locais com de outras regiões do país para fomentar a estética dos espetáculos desse gênero.

O objetivo do projeto é promover o intercâmbio artístico entre profissionais locais com de outras regiões do país para fomentar a estética dos espetáculos desse gênero.

Dezenas de artistas se encontraram na tarde desta terça-feira (30/10/2018) no Teatro Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves, para conversarem sobre o livro ‘Sonho de uma Noite de Verão’, adaptação produzida pela roteirista e escritora Adriana Falcão com base em uma obra de William Shakespeare. Além da autora, também foram convidados o encenador de peças Márcio Meirelles e o professor João Sanches.

A mesa integra o projeto Fábrica de Musicais, edital de iniciativa da Fundação Gregório de Mattos (FGM), produzido pelo Coletivo 4. O objetivo do programa é promover o intercâmbio artístico entre profissionais locais com de outras regiões do país para fomentar a estética dos espetáculos desse gênero. “Isso é muito interessante. Qualquer discussão sobre ele [Shakespeare] é válida. Ele é o melhor”, afirmou Márcio Meirelles.

O jovem ator Royane Borges, de 20 anos, saiu de Sebastião do Passé, na Região Metropolitana, só para participar da Fábrica de Musicais. Ele está hospedado na casa de uma amiga, também atriz. “Eu tô empolgado. Fazer teatro no interior é complicado, as possibilidades são quase nulas”, contou o rapaz.

Para a produtora cultural Lara Miranda, 24, a iniciativa da FGM abre caminhos para a promoção de musicais na Bahia. Segundo ela, o estado não tem essa tradição. “Pra mim é um processo de aprendizagem. Você também tem a oportunidade de aprender sobre o mercado, o empreendedorismo”, acredita. Ela espera ser uma das escolhidas para participar da montagem, na parte de produção.

Shakespeare no Carnaval – A versão soteropolitana do clássico britânico será encenada em forma de musical, adaptado e dirigido pelo pernambucano João Falcão, com os atores participantes do grupo Coletivo 4, e encenado na atmosfera do Carnaval da Bahia.

“O texto [adaptado] é maravilhoso. É divertidíssimo. Na peça original, a pessoa se apaixonava com as gotas de um filtro mágico nos olhos. Na versão dela, é cachaça!”, contava o professor João Sanches, aos risos.

Lara, que estava sentada na primeira fileira do evento, ainda ressaltou a importância do dramaturgo inglês. “Ele é universal. Qualquer lugar que você traga Shakespeare, ele pode ser representado. Não imaginava que iriam trazer um clássico para um projeto”, confessou a produtora cultural.

Confira a Programação

1 de novembro

14 às 17 horas – A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias (chefe de palco de produções musicais brasileiras e internacionais), Antônio Marcos (chefe de palco e iluminador de espetáculos teatrais tendo sido responsável por muitas montagens do Teatro Castro Alves) e Sílvio Barruada (chefe dos maquinistas do Teatro Castro Alves com larga experiências na criação e adaptação de cenários).

17 de novembro

14 às 17 horas – Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini (coreógrafa, diretora e produtora de musicais, tendo sido responsável pelas montagens de O Rei Leão e Chicago ao redor do mundo) e Clayton Marques (produtor e diretor assistente de João Falcão, que vai expor um pouco do trabalho específico desenvolvido por este artista pernambucano).

Laboratórios interativos

São três Laboratórios Interativos com a finalidade de aproximar os participantes do universo que está sendo debatido, pois os convidados estimulam exercícios coletivos e individuais. As atividades têm duração de três horas e capacidade para 200 pessoas. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início das atividades.

1 de novembro

18 às 21 horas – A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias, Antônio Marcos e Sílvio Barruada, que depois da mesa redonda promove a atividade prática com o objetivo de aproximar as pessoas da caixa cênica, dos termos técnicos, dos equipamentos e do palco.

17 de novembro

18 às 21 horas – Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini e Clayton Marques com o objetivo de aproximar as pessoas do exercício criativo da organização para a produção de espetáculos teatrais.

26 de novembro

14 às 21 horas – O Intérprete nos Musicais, com Laila Garin, que vai promover um exercício coletivo com alguns exemplos práticos e dicas para um bom andamento dos trabalhos de criação de personagens e de manutenção da técnica vocal.

Oficinas

Cursos de 8 a 10 h de duração que têm por objetivo aprofundar um pouco mais as informações técnicas relativasoras aos temas escolhidos. Para este momento, as turmas serão reduzidas para melhor aproveitamento. Será preciso fazer uma inscrição e ser aprovado para participar da turma.

Nesse momento da Fábrica de Musicais, um novo passo é dado, pois os convidados trabalham os universos criados por Shakespeare através das orientações do próprio João Falcão. Ao término desta etapa, que vai atingir diretamente 330 profissionais das artes de Salvador, serão escolhidos 25 nomes que vão integrar a ficha técnica do espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão.

24 a 27 de outubro

15 às 20 horas – Oficina Jogos de Criar, com João Falcão – 2 turmas com capacidade de 30 pessoas cada turma.

8 de novembro

14 às 21 horas – Visagismo no Teatro Musical, com Uirandê Holanda – 1 turma para 40 pessoas.

9 e 10 de novembro

5 às 19 – Figurino para Espetáculos Musicais, com Carol Lobato – 1 turma para 40 pessoas.

13 e 14 de novembro

15 às 19 horas – Criação de Trilhas Sonoras e Plataformas Musicais, com Yacoce Simões – 1 turma para 50 pessoas.

20 e 21 de novembro

15 às 19 horas – Áudio e Microfonista, com Andrea Zeni – 1 turma de 50 pessoas.

27 a 30 de novembro

15 às 19 horas – Preparação e Interpretação Vocal, com Angelo Rafael e Carlos Eduardo Santos – 2 turmas para 40 pessoas cada.

4 a 7 de dezembro

15 às 19 horas – Corpo e Coreografia, com Roberto Montenegro – 2 turmas para 40 pessoas cada.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]