+ Manchetes >

Projeto Peixe na Rede produz 880 quilos de tilápia por mês no município de Feira de Santana

Projeto Peixe na Rede gera emprego e renda para moradores do Distrito de Ipuaçu.

Projeto Peixe na Rede gera emprego e renda para moradores do Distrito de Ipuaçu.

Acompanhado dos secretários Joedilson Machado (Agricultura) e Mário Borges (Chefe de gabinete), o prefeito Colbert Martins Filho visitou, na manhã desta quarta-feira (24/10/2018), o Projeto Peixe na Rede, desenvolvido há dois anos pela Cooperativa de Pescadores do Vale de Pedra do Cavalo (Cooperlago), na Fazenda Amarela, no Distrito de Ipuaçu, localizado no município de Feira de Santana.

Numa parceria entre a Prefeitura Municipal, Associação dos Pescadores e a empresa paulista Alphavile, o projeto, desenvolvido nas águas do Rio Jacuípe, produz uma média mensal de 800 quilos de tilápia. Os peixes são criados em gaiolas e toda a produção vem sendo comercializada no mercado local.

Segundo Jurandy Carvalho, gerente de venda da Cooperlago, “atualmente estamos trabalhando com trinta gaiolas, mas temos potencial para operarmos com 100 unidades”. O sucesso do investimento, revela, “tem atraído o interesse de empresários do Sul do Estado, que tomaram conhecimento do projeto através de reportagem veiculada no programa Bahia Rural, da TV Bahia”.

Além de a sua carne ser recomendada para o consumo humano pelo rico valor proteico, a tilápia passou a ser objeto de estudos da Universidade de Serra Talhada, em Pernambuco. Enquanto a pele e o couro são utilizados na confecção de objetos artesanais e a farinha, derivada das espinhas, como fonte de cálcio, os espinhos que revertem o dorso do peixe estão sendo testados para a confecção industrial de piso para a construção civil.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]