Policiais militares são homenageados com a Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal de Feira de Santana

Subtenente PM Anderson Ferreira e o Tenente PM David Nero são homenageados com a Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal.

Subtenente PM Anderson Ferreira e o Tenente PM David Nero são homenageados com a Comenda Maria Quitéria na Câmara Municipal.

A noite desta terça-feira (02/10/2018) foi festiva na Câmara Municipal de Feira de Santana, que realizou sessão solene para prestar uma dupla homenagem. Por iniciativa do vereador Ewerton Carneiro da Costa (Tom), foram contemplados com a Comenda Maria Quitéria o Subtenente PM Anderson Evangelista Ferreira e o Tenente PM David Silva Monte Nero. Trata-se da mais importante honraria outorgada pelo Legislativo feirense.

Ao saudar os homenageados, seus familiares e convidados que ocuparam o plenário e a galeria da Câmara Municipal, o vereador Tom, que também é policial militar, disse que deve à Polícia Militar a mudança de caráter e os ensinamentos para uma boa conduta na vida. Hoje no terceiro mandato na Câmara Municipal, Tom assegurou que isso só foi possível por conta dos 21 anos de farda.

“Eu estou vereador, mas sou policial militar com orgulho”, afirmou o autor das homenagens, que justificou falando da trajetória dos dois novos comendadores de Feira de Santana, “histórias de trabalho e luta”, conforme ressaltou. Segundo ele, na maioria das vezes a sociedade não valoriza o policial. “Mas enquanto eu for vereador, o policial terá vez e voz”, assegurou.

Tom observou que o policial militar acaba desempenhando outras funções, além de garantir a segurança pública. “O policial muitas vezes sai para trabalhar e não retorna, mas a sociedade não reconhece e critica o trabalho do PM, que na sua jornada tem que ser parteiro, juiz de paz, tudo que lhe é solicitado”, afirmou, destacando que apesar dessa desvalorização, “a corporação permanece unida, forte e eficaz”.

Os novos comendadores, que segundo Tom representam força e honestidade, fizeram discursos de agradecimento pela honraria recebida. “Só Deus é capaz de nos conceder momentos tão felizes como esse”, definiu o subtenente PM Anderson Evangelista Ferreira, que disse ter na mãe a maior referência de respeito pelas pessoas, especialmente as mulheres. Superando dificuldades, chegou à PM há 22 anos, onde descobriu a paixão pelo trânsito.

Dignidade e respeito às pessoas formam a filosofia de vida de Anderson Evangelista, que afirmou sentir acolhimento onde vai. “Não existiria melhor lugar no mundo para eu nascer”, afirmou, fazendo uma bela declaração de amor a Feira de Santana. No mesmo tom, com um misto de alegria e emoção, o Tenente PM David Silva Monte Nero dividiu com a família e companheiros de farda a Comenda outorgada pela Câmara Municipal.

Ele chamou a atenção para o fato da profissão de policial militar ter percalços, lembrando que a Constituição Federal estabelece que a segurança pública é dever do Estado e direito de todos. “Somos também cidadãos e sentimos na pele, porque por trás da farda há carne e sangue”, disse o Tenente, que citou casos em que o policial perdeu a vida, como o soldado Wagner Souza de Araújo Filho. “Então não estamos combatendo o bom combate”, observou.

“A atividade militar é mais do que uma profissão, é um ato vocacional”, disse David Monte Nero, confessando que a esposa já sugeriu, várias vezes, que ele deixe as ruas e vá para o setor administrativo. Ele falou também sobre os elevados índices de criminalidade e que a sociedade não entende que o policial não vai para a rua para matar, mas para garantir a paz. “Aceito essa medalha com muita responsabilidade”, prometeu o comendador.

A Mesa de Honra da solenidade foi formada pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente da Casa da Cidadania; Pablo Roberto Gonçalves, vereador licenciado e secretário municipal de Prevenção à Violência, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; e os homenageados David Monte Nero e Anderson Evangelista, acompanhados da esposa Elenita Monte Nero e da mãe Eliude Evangelista, respectivamente.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]