Pesquisadores de linguística se reúnem na Universidade Estadual de Feira de Santana para congresso da ABRALIN em Cena Bahia 2018

Congresso ABRALIN em Cena 2018 está sendo realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Congresso ABRALIN em Cena 2018 está sendo realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Um grande público compareceu ao Anfiteatro do campus universitário para a solenidade de abertura do congresso ‘ABRALIN em Cena Bahia’ com o tema ‘Linguagem e Sociedade’, que está sendo realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), até o dia 25 de outubro de 2018.

O presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), Miguel Oliveira, destacou a importância do evento para a região e a troca de experiência com os pesquisadores e linguistas. “A ABRALIN em Cena tem por objetivo justamente trazer os linguistas mais renomados, as pesquisas mais recentes e dar possibilidade dos pesquisadores apresentarem seus trabalhos”.

A coordenadora do Congresso, professora Liliane Barreiros, falou da oportunidade de discutir a diversidade linguística na região e interagir com as diversidades culturais. “A ABRALIN em cena vem nos trazer uma oportunidade de interação com colegas de diversas regiões e também o diálogo e a integração com a comunidade local. Durante a programação teremos sessões de comunicação, mesas redondas, minicursos, lançamento de lançamentos de livros, encontro de confraternização e a Feira de Saberes e Sabores que está integrada na programação.”

A conferência de abertura ‘Língua, Norma e Ideologia’ foi ministrada pelo professor Dante Lucchesi (UFF/UFBA/CNPq), e tratou da relação entre língua, normatização linguística e ideologia. “A normatização linguística, ou seja, estabelecimento de uma norma padrão, aquele momento ideal de língua é exatamente um ponto fulcral dessa relação entre língua e sociedade, quando a sociedade de forma organizada intervém no uso da língua estabelecendo um modelo. Dessa forma esse processo social característico das sociedades de tipo civilizado, tem uma dimensão ideológica muito forte transformando a língua em um instrumento de dominação política e social”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]