+ Manchetes >

Pesquisador da UFBA Clóvis Zimmermann palestra em Berlim durante Conferência Internacional da Rede Netzwerk Bürgerhalthalt; Evento debate orçamento participativo para comunidade democrática

Professor Dr. Clóvis Roberto Zimmermann aborda o tema ‘Cidadania ativa como uma ilusão! Um diálogo internacional com...’. Atividade projeta pesquisas realizadas na UFBA sobre o tema orçamento participativo para comunidades democráticas.

Professor Dr. Clóvis Roberto Zimmermann aborda o tema ‘Cidadania ativa como uma ilusão! Um diálogo internacional com…’. Atividade projeta pesquisas realizadas na UFBA sobre o tema orçamento participativo para comunidades democráticas.

O professor Dr. Clóvis Roberto Zimmermann participa, a convite da Rede Netzwerk Bürgerhalthalt, da Conferência Internacional sobre ‘Orçamento Participativo da Rede Cidadã’. A atividade ocorre entre os dias 25 e 27 de novembro de 2018, na Kalkscheune Berlin-Mitte, próximo ao Portão de Brandemburgo, em Berlim, na Alemanha.

Os debates que ocorrem durante a Conferência Internacional são embasados nos seguintes questionamentos: Qual a importância do orçamento participativo para a comunidade democrática? Quais condições devem ser atendidas para que o orçamento participativo seja bem-sucedido? Por que e como eles podem falhar?

A Rede Netzwerk Bürgerhalthalt destaca que durante os workshops e painéis de discussão será apresentado inventário realista do estado atual do orçamento participativo para comunidade democrática, com ênfase no futuro das áreas rurais, abordando quais as diferenças entre as regiões rurais e as aglomerações urbanas, em termos de ativação e participação cívica.

Na oportunidade, especialistas do Brasil, Tunísia, República Dominicana, França e Alemanha se reúnem para discutir com os participantes da Conferência experiências na realização do orçamento participativo.

Pesquisas das UFBA sobre o tema ganham projeção

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Social em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (PPGCS da UFBA), Clóvis Zimmermann participa do debate no dia 26 de novembro (segunda-feira), abordando o tema ‘Cidadania ativa como uma ilusão! Um diálogo internacional com…’.

Em conjunto com Clóvis Zimmermann, participam da mesa de debate Omelkhir Belghuith, secretário-geral-geral da participação pública do Governadores, Ariana – Tunísia; Kamel Louhichi, secretário-geral-chefe da participação cívica da província, Ben Arous – Tunísia; Prof. Dr. Norbert Kersting da Universidade de Münster, Alemanha, Prof. Dr. Rafael Toribio da Universidade de INTEC Santo Domingo, República Dominicana; Konrad Hummel, diretor executivo da Mannheimer Wohnungs – und Stadtentwicklungsgesellschaft MWSP, Alemanha. A é moderada por Anita Hüsemann e Alexander Thamm.

Perfil

Clóvis Roberto Zimmermann é doutor em Sociologia pela Universidade Heidelberg (Ruprecht-Karls) (2004), possui graduação em Teologia pela Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1996); é professor adjunto do curso de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA e professor do programa de Doutorado em Sociologia da UFBA; tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Políticas Sociais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria das políticas sociais, participação popular e direitos humanos.

Baixe

Programa da Conferência Internacional da Rede Netzwerk Bürgerhalthalt

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Clóvis Roberto Zimmermann
O pesquisador Clóvis Roberto Zimmermann é doutor em Sociologia pela Universidade Heidelberg (Ruprecht-Karls) (2004), possui graduação em Teologia pela Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1996); é professor adjunto do curso de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador da pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA e é professor do programa de doutorado em Sociologia da UFBA; tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Políticas Sociais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria das políticas sociais, participação popular e direitos humanos. *E-mail: [email protected]