Pesquisador Clóvis Zimmermann palestra sobre ‘Aspectos políticos e sociais do processo de redemocratização no Brasil’; Evento é promovido pelo MPBA, ocorre em Salvador e comemora 30 da Constituição Federal

Professor Dr. Clovis Zimmermann palestra durante o seminário ‘30 anos da Constituição Cidadã’ e aborda o tema ‘Aspectos políticos e sociais do processo de redemocratização no Brasil.

Professor Dr. Clovis Zimmermann palestra durante o seminário ‘30 anos da Constituição Cidadã’ e aborda o tema ‘Aspectos políticos e sociais do processo de redemocratização no Brasil.

Ministério Público da Bahia promove na quinta-feira (11/10/2018), às 8 horas, o seminário ‘30 anos da Constituição Cidadã’, para celebrar a proclamação da Carta Magna no dia 5 de outubro de 1988. O evento ocorre na sede do MP no CAB, em Salvador e será marcado pela inauguração do espaço físico do Centro de Memória e Cultura do Ministério Público do Estado da Bahia. Na abertura do evento, será lançada a revista eletrônica comemorativa “O Ministério Público nos 30 anos da Constituição Federal”.

Os debates terão início com um painel sobre os “Aspectos históricos, políticos e sociais do processo de redemocratização do país”. Mediado pelo promotor de Justiça Cristiano Chaves, o painel terá como debatedores os doutores em História Social, Rodrigo Perez Oliveira, e em Sociologia, Clóvis Zimmerman. O segundo painel abordará “A luta pela democracia e o novo desenho institucional do Ministério Público” e será mediado pela procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima.

Os debatedores serão a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MP (Caodh), Márcia Teixeira; o ex-deputado federal e primeiro-secretário da Assembleia Nacional Constituinte, professor Marcelo Cordeiro; e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público e presidente do Comitê Gestor do Plano nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público, o subprocurador-geral da Justiça Militar Marcelo Weitzel Rabello de Souza.

Memorial

O evento será encerrado com a inauguração do espaço físico do Centro de Memória e Cultura do Ministério Público do Estado da Bahia, que tem por objetivo preservar a memória da instituição e disseminar informações sobre o MP, atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público. No espaço, que funciona no terceiro piso da sede, os visitantes poderão ter acesso à memória do MP, através de informações e documentos digitalizados, por meio de terminais digitais. O site do memorial pode ser acessado pelo endereço www.memorial.mpba.mp.br.

Perfil do pesquisador Clóvis Zimmermann

Clóvis Roberto Zimmermann é doutor em Sociologia pela Universidade Heidelberg (Ruprecht-Karls) (2004), possui graduação em Teologia pela Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1996); professor adjunto do curso de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador da pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA e é professor do programa de doutorado em Sociologia da UFBA; tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Políticas Sociais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria das políticas sociais, participação popular e direitos humanos.

Link para inscrição

http://infomail.mpba.mp.br/index.php/2018/10/02/seminario-30-anos-da-constituicao-cidada/

*Por redação do Jornal Grande Bahia (JGB), com informações do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Clóvis Roberto Zimmermann
O pesquisador Clóvis Roberto Zimmermann é doutor em Sociologia pela Universidade Heidelberg (Ruprecht-Karls) (2004), possui graduação em Teologia pela Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1996); é professor adjunto do curso de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador da pós-graduação em Ciências Sociais da UFBA e é professor do programa de doutorado em Sociologia da UFBA; tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Políticas Sociais, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria das políticas sociais, participação popular e direitos humanos. *E-mail: [email protected]