Palestrante aponta carências da Saúde em sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana

Câmara Municipal realiza sessão comemorativa em homenagem ao Dia do Médico.

Câmara Municipal realiza sessão comemorativa em homenagem ao Dia do Médico.

A sociedade não tem a saúde que precisa e merece. Médico, enfermeiro e auxiliar sofrem junto com o cidadão. A central de regulação é a prova de que não damos conta do atendimento à saúde. O primeiro contato do paciente com essa realidade é duro. Com afirmações como estas, a médica Mônica Menezes Bahia traçou um diagnóstico da Saúde na Bahia e falou sobre o papel do médico, em palestra na Câmara Municipal de Feira de Santana, na noite desta quinta-feira (18/10/2018).

O que é ser um bom médico? A pergunta aparentemente simples foi respondida de forma sucinta pela palestrante da sessão comemorativa do Dia do Médico, realizada por iniciativa da vereadora Aldney Bastos Marques (Neinha): Ser ético, ter qualificação técnica e empatia com as pessoas. Ela falou sobre a História da Medicina, desde o século XVII aos dias atuais, abordando assuntos como processos médicos, sindicâncias e as demandas da clínica médica.

“O médico não é frio, mas tem situações em que não podemos expor as nossas fragilidades”, afirmou a obstetra, que apresentou uma série de dicas para os plantões, como jamais se negar a prestar socorro em situações de emergência, evitar um primeiro contato não amistoso (cuidado com o mau humor), e preencher o prontuário de forma adequada, sem rasuras e com informações corretas e precisas.

Citando nominalmente vários médicos presentes no plenário e na galeria da Câmara Municipal, a vereadora Aldney Bastos Marques (Neinha) não conseguiu disfarçar a emoção ao dar as boas-vindas aos convidados. Ela também agradeceu a presença de colegas vereadores e justificou a comemoração da data: “O médico faz parte de toda nossa história de vida, alivia nossas dores e são anjos, instrumentos de Deus”.

Neinha destacou que a formação de médico não é fácil, desde o acesso ao curso à especialização. “Médico não possui dia nem hora para trabalhar. Deixa amigos, família, festas para salvar vidas”, afirmou a vereadora, apresentando a médica Mônica Menezes Bahia, graduada em 2004 pela Escola Baiana de Medicina, que já vivenciou a realidade de vários lugares.

A solenidade foi presidida pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Denise Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, Mônica Menezes Bahia, médica e palestrante da noite, e Manuel Jorge Cortela, venerável da Loja Maçônica Estrela da Paz.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]