Orquestra Reggae de Cachoeira homenageia Os Tincoãs durante apresentação em Feira de Santana

Apresentação da Orquestra Reggae de Cachoeira.

Apresentação da Orquestra Reggae de Cachoeira.

“Elementos que não aparecem na TV, ou nos livros, mas que são preciosidades e objetos de estudo para esses meninos; e a Orquestra decide homenageá-los”. A afirmação é da produtora executiva da Orquestra Reggae de Cachoeira, Débora Bittencourt, sobre as homenagens prestadas ao grupo musical cachoeirano, Os Tincoãs, em suas apresentações.

O grupo se apresentou na noite deste sábado (29/09/2018), na Avenida Getúlio Vargas (cruzamento com a Rua Barão do Rio Branco), como parte do projeto – de adaptações musicais ao reggae – contemplado por edital de apoio a grupos e coletivos culturais lançado pelo Fundo de Cultura da Bahia. Ao todo, são quatro apresentações – Cachoeira e Feira de Santana já realizadas; a próxima acontece em Salvador.

O projeto tem como objetivo enfatizar a ancestralidade africana – presentes em Cachoeira e na Bahia – a partir da obra do grupo baiano. Badu, Dadinho e Mateus Aleluia formaram Os Tincoãs; os três combinavam harmonia vocal forte, tradições do candomblé e samba de roda em seu som.

A decisão por homenageá-los foi tomada quando Mateus Aleluia visitou a Orquestra, num encontro em que falou sobre a história do grupo que atuou entre os anos 70 e 80 e sua musicalidade.

Fluxo de membros é transitório

Em atividade há 6 anos, a Orquestra Reggae de Cachoeira, primeira orquestra do recôncavo baiano, é formada por 21 talentosos integrantes que variam entre 12 e 19 anos de idade; todos estudam, tanto em escolas quanto universidades. Mas, de lá pra cá, o fluxo de membros é transitório. “A ideia é que haja essa rotatividade”, afirma Débora.

Para ingressar no grupo, os jovens passam por auditoria em que executam partitura de escolha própria. O projeto também foi contemplado pelo edital Itaú Cultural que oferece aulas de qualificação e profissionalização musical aos alunos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]